Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Cinco décadas de música e dança de alta performance


Nomes consagrados como o pianista Almeida Prado já pertenceram ao corpo artístico da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”. Aos 50 anos de muita atividade, é o único conservatório musical do litoral paulista reconhecido pelo MEC, a formar, gratuitamente, músicos e bailarinos.

Por: Morgana Monteiro

Clave de sol, dois por quatro, sustenido, pausa. O que soa estranho aos ouvidos dos leigos é parte da teoria musical mais básica para os alunos. Ao caminhar pelos corredores da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão (ETMD), sentimos que o prédio parece respirar melodias…

Uma harmonia diferente daquela estudada pelos jovens músicos pode ser sentida na atmosfera das salas de aula, do salão principal. Se cada nota musical tivesse uma cor, o ar dessa escola seria puro prisma.

“É incrível a vocação artística de Cubatão. E esta unidade, a única da região que forma técnicos em música, regência e balé clássico, referência nesse tipo de ensino, não poderia estar fincada em outro lugar senão aqui”, comenta o diretor da ETMD,

Reginaldo Alves do Nascimento, 36 anos, amante confesso da boa música, e que comanda a unidade há quatro anos, hoje com 800 alunos. As aulas, gratuitas, acontecem nos três períodos, nos níveis fundamental, básico e técnico.

A Cubatão artística por excelência, cheia de bons instrumentistas e regentes, foi o que despertou a criação dessa Escola em 1962. Na época, os cursos se limitavam a piano, violão, canto e história da música. Depois, vieram os cursos de balé clássico, regência, violão, saxofone e canto coral. Em 1988, o espaço passou a ser administrado pela Secretaria Municipal de Educação, agora com verba fixa e a obtenção de registro do Ministério da Educação, o MEC.

“Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade. Os cursos preparam o jovem artista para que tenha condições de ingressar em grandes universidades do país e participar dos mais conceituados grupos artísticos”, diz o diretor da Escola Técnica.

Prova viva dessa afirmação é a cubatense Denise Rezende. Formada na ETMD em 1994, é bailarina da Companhia Nacional de Portugal há sete anos e está prestes a se formar em dança na Escola Superior de Lisboa.

Confira a matéria completa no portal da Revista Beach&Co.


Serviço

Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva
Av. Nações Unidas, 168. Vila Nova, Cubatão (SP)
Contato: (13) 3372-9236 | facebook.com/ETMDIRS

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Semana do Turismo | Tur Week 2016 tem programação divulgada

Comissão organizadora divulga programação preliminar do principal evento do curso de turismo do IFSP Câmpus Cubatão.

Tudo pronto para a nova edição da Semana do Turismo | Tur Week, evento anual realizado tradicionalmente pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão).

O projeto é parte das celebrações do dia 27 de setembro, quando são comemorados o “Dia Internacional do Turismo” e o “Dia Nacional do Bacharel em Turismo” em todo o país.

Entre os dias 26 e 28 as atividades serão realizadas no próprio Câmpus Cubatão, já em 29 e 30 de setembro alunos e docentes participarão de atividades externas. Palestras e painéis de discussão acontecerão no Auditório Carlos Alberto Siegner, sempre entre as 19h30 e 22h00.

Programação

Dia 26/09, segunda-feira

Os participantes serão recepcionados a partir das 18h30, das 18h45 as 19h15 haverá a apresentação Coral Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva. A abertura solene deverá ter início às 19h30 e a sessão de palestras será iniciada às 20h00. Os palestrantes convidados são o empresário e professor Fernando Pedro, diretor da Dia Pleno Turismo, e a Profa. Dra. Débora Cordeiro Braga, da Universidade de São Paulo.

Dia 27/09, terça-feira

A segunda noite do evento será composta por apresentações dos alunos bolsistas de projetos de extensão e de iniciação científica ligados ao curso de turismo. A novidade ficará por conta das palestras ministradas por egressos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFSP Câmpus Cubatão, a partir das 20h30.

Dia 28/09, quarta-feira

Na terceira noite, a partir das 20h00 haverá a Leitura da Carta do Direitos Humanos em Cordel promovida pelo Observatório de Direitos Humanos IFSP Câmpus Cubatão. A partir das 20h30 será realizado o painel “Reflexões e Perspectivas do profissional de turismo em tempos de crise”, moderado pelo Prof. Dr. Thiago Rodrigues Schulze.

Participarão das discussões: Renato Marchesini (Caiçara Expedições), Ana Paula Villela (SENAC Santos) e Emerson dos Santos Lopes (Prefeitura Municipal de Guarujá).

Dia 29/09, quinta-feira

Walking Tour no Centro Histórico de Santos (atividade externa)


Dia 30/09, sexta-feira

Visita técnica: ABAV Expo Internacional de Turismo (atividade externa e optativa)

Sobre o projeto

Os alunos, sob orientação dos professores, compõem uma comissão organizadora, responsável pela concepção e elaboração do projeto, pelo planejamento e organização do evento, sua efetiva realização no período determinado pela comissão e, após sua realização, pela elaboração de um relatório operacional apresentado à comunidade acadêmica.

O projeto é tema recorrente em aulas e avaliações ao longo de todo o ano e tem envolvido em suas edições anteriores discentes, docentes e técnicos administrativos de diversas áreas do Câmpus.

Serviço

Semana do Turismo | Tur Week 2016
Data: 26 a 29 de setembro
Local: IFSP Câmpus Cubatão
Rua Maria Cristina, 50. Jardim Casqueiro, Cubatão (SP).


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Palestrante do SEHLIPA | Itanhaém 2016 assume SETUR do Guarujá

Emerson dos Santos Lopes (à direita) é o novo Secretário de Turismo do município do Guarujá, no litoral de São Paulo.

Itanhaém (SP) sediou a quinta edição do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA) no último mês de maio. O projeto é um evento anual e itinerante pelas Estâncias Turísticas paulistas.

A cada ano um tema central é escolhido para nortear as discussões propostas pelos palestrantes do Seminário, de modo que profissionais expoentes em suas áreas de atuação compartilhem suas experiências de carreira.

O tema central da última edição do SEHLIPA foi “Gestão Pública Municipal do Turismo” e um dos palestrantes do evento foi o então Diretor de Políticas de Turismo da Prefeitura Municipal do Guarujá.

No último dia 07 de setembro Emerson dos Santos Lopes assumiu a condução da Secretaria Municipal de Turismo, o que reforça o compromisso da Administração local com a gestão profissional da atividade turística.

Lopes afirma que dará continuidade aos projetos em andamento e que apresentará rapidamente ao mercado ações que visam induzir o desenvolvimento econômico e social do município por meio do turismo, além de fortalecer o trade turístico local e mesmo regional por meio de parcerias e ações consorciadas com outras Estâncias Turísticas paulistas.

..:: Sobre o Palestrante ::..

Atualmente, Emerson dos Santos Lopes (foto) é Secretário Municipal de Turismo, tendo ocupado a diretoria de Políticas de Turismo de Prefeitura Municipal do Guarujá entre março e setembro do presente ano. Por duas ocasiões também colaborou como Assessor de Turismo (2009-2011 e 2015-2016) da Administração local.

Representa atualmente ao município na Câmara de Turismo do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e no Comitê de Secretários e Diretores de Turismo da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp).

Formado em Gestão em Terminais Portuários e MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). É Técnico em Turismo pelo Colégio Adélia Camargo Correa Guarujá e especialista em Gestão de Políticas de Turismo e em Regionalização do Turismo com formação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sobre o SEHLIPA ::..

A primeira edição do SEHLIPA foi realizada no município do Guarujá (2012), o segundo Seminário aconteceu em Praia Grande (2013), a terceira edição do evento foi em São Paulo (2014), a quarta em Santos (2015) e a quinta em Itanhaém (2016).

O público-alvo do projeto é composto por profissionais, empresários e autoridades públicas atuantes no setor de viagens e turismo. O objetivo do SEHLIPA é criar espaço para relacionamento corporativo e geração oportunidades de negócios.


Informações: sehlipa.com | sehlipa.blogspot.com | facebook.com/sehlipa | twitter.com/sehlipa | instagram.com/sehlipa | app.vc/sehlipa