Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Bertioga, a Princesinha do litoral


Bertioga, charmosinha por natureza!



Porta de entrada para o badalado litoral norte de São Paulo, a cidade reúne atividades e programas para turistas de variados estilos, em especial aqueles que viajam com a família.

A natureza privilegiada da região, Bertioga está aos pés da Serra do Mar e grande parte de área verde está protegida como Parque Estadual, que atrai os adeptos do ecoturismo.

Quem curte história, a cidade teve grande importância no desenvolvimento histórico do país, prova disso é o Forte São João, fundado em 1547, ás margens do Canal de Bertioga, é a Fortaleza mais antiga e também a mais bem conservada do Brasil.

No Forte, você irá se deparar com uma exposição permanente de armas e de ocas indígenas. No entorno fica o Parque dos Tupiniquins, com grande área verde, artefatos históricos e estátuas.


Por meio de uma Maria Fumaça do inicio do século passado, você pode visitar à Vila de Itatinga, onde funciona a Usina Hidrelétrica de Itatinga, que desde 1910 até hoje, abastece todo o Porto de Santos. O visitante é conduzido por uma bela mata, até avistar as casinhas que conservam estilo britânico de suas construções.


Outro passeio imperdível é a Aldeia Indígena do Rio Silveira. Localizada numa área de mais de 948 hectares, a aldeia fica na divisa entre Bertioga e São Sebastião, e abriga cerca de 300 índios tupis-guaranis.
Antes da chegada dos portugueses, Bertioga era habitada por índios, que chamavam o local de “Buriquioca” que significa: Morada de Macacos. Bertioga, como todo litoral paulista, possui vestígios da ocupação pré-histórica, comprovados pelos diversos depósitos de calcários existentes na região.

Assim é Bertioga, uma cidade praiana, onde passado e presente se misturam, resultando num lugar agradável e de parada obrigatória para os turistas de passagem.

São 33 quilômetros de praias. Algumas como Itaguaré, reúnem os surfistas, enquanto São Lourenço e Guaratuba, próximas a condomínios e com infraestrutura, atraem famílias com crianças.


Boracéia
Urbanizada, estende-se por quase cinco quilômetros, até a divisa com  São Sebastião. Ao longo de sua orla, existem quiosques e campings e fica a 35 quilômetros do centro.

São Lourenço
Com 4,5 quilômetros de extensão, a praia de São Lourenço é bastante urbanizada, cercada por casas, muitos prédios e seguranças. Quase toda a orla, de areia batida, é acompanhada por um bonito gramado decorado com coqueiros. Apesar do mar calmo, que atrai famílias com crianças, a praia é cenário de campeonatos de surf nos arredores do píer, onde há algumas formações de ondas. Fica a 16 quilômetros do Centro.

Guaratuba
Tranquila e perto de condomínio de casas reúne muitas famílias hospedadas por ali. Fica a 24 quilômetros do Centro.

Itaguaré
Procurada por surfistas, é uma das mais preservadas da região. Ao longo de seus três quilômetros de extensão, oferecem bons pontos também para o banho e a pesca. Caiaques e canoas são alugados nos trechos onde é cortada por riachos. Fica a 20 quilômetros do Centro.

Praia da Enseada
Extensa, a praia da Enseada vai do Centro da cidade ao bairro do Indaiá, totalizando 12 quilômetros. Movimentada, é poluída nos arredores do Canal de Bertioga, porém, indicada para banhos e prática de esportes no Indaiá. A turma do surf aproveita as boas ondas formadas nos trechos em frente ao Hotel Marazul e ao Sesc.



Esportes e Ecoturismo
Para os praticantes de esportes de aventura, não deixem de conhecer a cidade, trekking e canoagem são os mais praticados em Bertioga. Seus rios de águas limpas, diversas cachoeiras e vegetação de Mata Atlântica, são os combustíveis que os visitantes necessitam para começar a semana de trabalho com o gás todo.



 Boa dica para um final de semana com a família, vale a pena!

Abraços, 
Dennis Santos