Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Santos é tema de estudos nas áreas de turismo e hospitalidade

Foto 1: Participação em Neuquén
Tratada como estudo de caso, a cidade foi tema de publicações científicas de pesquisador da área de turismo.

As cidades da Baixada Santista são reconhecidas, entre outros fatores, pela riqueza e diversidade natural e cultural. Cada vez mais turistas procuram a região em busca das praias durante os feriados ao longo do ano e a temporada de verão.

Os investimentos em hotelaria, por exemplo, vêm crescendo, assim como as oportunidades de emprego e renda também.

O diálogo permanente entre governo, iniciativa privada, terceiro setor e academia são essenciais para a dinamização do setor e, em conseqüência, o aumento da competitividade do destino turístico.

Conforme afirma o Professor Aristides Faria, do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, “o poder público – executivo e legislativo – pode e deve criar dispositivos legais que ajudem a harmonizar as relações entre os atores do setor; e as empresas têm de investir permanentemente na qualificação de sua oferta e na inovação de seus processos gerenciais.

Faria aponta, ainda, que “nesse meio de campo, estão as entidades do terceiro setor como os Sindicatos e demais associações, que representam a sociedade civil organizada e têm a obrigação de trabalhar em prol de suas categorias e membros”.

Em 2014, motivado pelas atividades acadêmicas de seu curso de Mestrado, Aristides publicou uma série de artigos e relatos de experiência sobre sua atuação na área de turismo na Região Metropolitana da Baixada Santista, em especial sobre o município de Santos.

Nascido em Santos, o pesquisador estuda o desenvolvimento do turismo nessa cidade desde o ano 2000, quando ainda cursava graduação em turismo. Defendeu seu trabalho de conclusão de curso sobre o assunto e desde então não parou de investigar sobre o setor na região.

Foto 2: Apresentação em Bogotá
Recentemente esses esforços foram coroados com duas publicações internacionais. Faria apresentou seus estudos sobre o conhecido programa Alegra Centro, que completou 10 anos em 2013, no Congresso Internacional de Investigação em Turismo, realizado em Bogotá, na Colômbia, (foto 2) e no VI Congresso Latino-Americano de Investigação em Turismo, que ocorreu em Neuquén, na Patagônia Argentina (foto 1). Nessas ocasiões o material foi compartilhado com docentes e pesquisadores de várias partes do mundo.

 No Brasil, o material foi publicado nos anais do XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo, realizado em Fortaleza (CE), e no VI Congresso Brasileiro de Oceanografia, que aconteceu em Itajaí (SC).

Em cada publicação, o autor afirma proporcionar um novo olhar sobre o estudo, a cidade e a micro-região do Centro Histórico de Santos, caso que tem atraído olhares acurados de pesquisadores mundo afora.

Sobre o autor:

Aristides Faria, é Bacharel em Turismo (Unisul, 2002), Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC, 2003), MBA em Gestão de Projetos (Unisantos, 2013) e Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2013-2015). Membro suplente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (2009-2012 e 2013-2015). Consultor e Palestrante da [RH em Hospitalidade], empresa promotora do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista.

Novo Mundo | Relações Públicas
Cristian Alves | Diretor | CONRERP/2: 4330
(13) 97408-3050 | 35*26*27810 | cristian.alves@novomundo.rp | novomundorp.com

terça-feira, 25 de novembro de 2014

[RH] renova parceria com o IBISTur em torno do IV SEHLIPA

Entidade participa do projeto desde sua criação em 2011 e, agora, renova apoio ao projeto, que tem sua próxima edição agendada para 25 de abril de 2015, em Santos.

[RH em Hospitalidade], empresa promotora do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA), renova apoio institucional do Instituto Brasileiro de Inclusão Social no Turismo (IBISTur) ao evento, que acontecerá em Santos (SP) no dia 25 de abril do próximo ano.

O acordo firmado nas pessoas do Prof. Aldemir Almeida, diretor executivo do Instituto, e do idealizador e promotor do evento, Aristides Faria, consolida o Seminário como importante ação para a dinamização do turismo regional.

Comunicação & Relações governamentais”, este será o tema do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA) para o próximo ano.  A [RH em Hospitalidade], empresa promotora do evento, buscou renovar a parceria estratégica estabelecida com o IBISTur desde 2011.

Ambas organizações atuam e “militam” no turismo da Região Metropolitana da Baixada Santista há muito tempo e, por ocasião da participação no quadro de associados do Santos e Região Convention & Visitors Bureau já em 2010, passaram a compartilhar de ações como o SEHLIPA.

..:: Sobre o IBISTur ::..

O Instituto Brasileiro de INclusão Social no Turismo (IBISTur) e uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) sem fins lucrativos, fundada em fevereiro de 2007 por profissionais do Turismo com ampla experiência no brasil e exterior, para promover o Turismo Sustentável com Responsabilidade Social e Ambiental.

Informações: www.ibistur.org

..:: Sobre o SEHLIPA ::..

O projeto do SEHLIPA foi criado e lançado no ano de 2011. A primeira edição do evento foi realizada no município do Guarujá (2012), o segundo Seminário aconteceu em Praia Grande (2013) e a terceira edição do evento foi em São Paulo, em abril de 2014.


O público-alvo do projeto é composto por profissionais, empresários e autoridades atuantes no setor de turismo. O objetivo do SEHLIPA é criar espaço para relacionamento corporativo e geração oportunidades de negócios.

Informações: www.sehlipa.com | http://sehlipa.blogspot.com

Foto: Orla da Ponta da Praia, Santos (SP) / www.srcvb.com.br

domingo, 23 de novembro de 2014

SEHLIPA | Santos 2015: organizadores anunciam data oficial do evento


Reunião entre organizadores do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista, realizada nessa sexta-feira (21), define data do evento: 25 de abril do próximo ano.

Website: www.sehlipa.com

Blog: http://sehlipa.blogspot.com

Facebook: www.facebook.com/sehlipa