Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Museu do Futebol!!


Museu do Futebol

Localizado em frente à Praça Charles Miller, em São Paulo, O Museu do Futebol está instalado num dos mais charmosos e bonitos estádios do Brasil, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – mais conhecido com estádio do Pacaembu.

O Museu do Futebol integra a rede Estadual de Museus de São Paulo, sendo uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e da São Paulo Turismo.
Baseando se em memórias, acontecimentos e representações do futebol em diferentes dimensões: seus jogadores, clubes e agremiações e torcedores, o acervo tem como principal característica a imaterialidade relacionada a regras e fatos á cultura brasileira no século xx.

O Museu
Como um “parque temático”, o Museu gira em torno da paixão que o futebol desperta mesmo para quem não pratica, não curte, não gosta, não torce, não vibra, ufa... Uma emoção de se arrepiar como em uma final de campeonato, que digam os Santistas e Corintianos neste momento.
Nos três andares que ocupa o Pacaembu, o Museu constrói uma sequência de experiências lúdicas com narrativa específica para o visitante. Os pilares em que se formula seu projeto – arquitetura, conteúdo e museografia, foram integrados para transmitir ao público três conceitos que norteiam a visita: emoção, história e diversão.

O projeto arquitetônico revela as estruturas do estádio, seus avessos e interiores. Cada sala deixa aparente a estrutura de concreto do teto – que na verdade são as arquibancadas do estádio.
O térreo representa o espaço de transição entre o interior do Museu e o exterior da praça. Aí está o auditório, um café-restaurante e a loja do Museu.

São 15 salas temáticas que somam mais de 1400 fotografias, 6 horas de vídeo e muita interatividade.

Mais do que sobre esporte, o Museu do Futebol é, antes de tudo, um Museu sobre a história do povo brasileiro. Um Museu cercado pelos mistérios da euforia que todos temos pela bola, pelo drible, pelo chute e pelo gol.

Quem visitar o Museu do Futebol aos domingos (exceto neste domingo de jogo), até 7 de julho, tem “catraca livre”. A ação visa ampliar o acesso da população aos equipamentos culturais, bem como diversificar o perfil do público frequentador do Museu.

“Será que foi seu Juiz?”
Em cartaz até 09 de junho, a exposição mergulha no universo da arbitragem. O visitante pode apreciar de maneira interativa e lúdica as dificuldades da atuação do juiz de futebol. É possível analisar vídeos com lances polêmicos de arbitragem, se divertir com efeitos de ilusão de ótica e acompanhar uma linha do tempo com detalhes da profissão do juiz desde que ele entrou oficialmente em campo, em 1891, na Inglaterra.
O jogo usado pela FIFA para treinar árbitros em todo o mundo também é uma das atrações.

Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Horário de visitação do Museu: de terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada).
*Todas as quintas-feiras a entrada é gratuita
Tel.: (11) 3664-3848

Um belo programa de família e também para os amantes do futebol!!

Abraços, 
Dennis Santos