Páginas

sábado, 16 de agosto de 2014

Após reunião, inicia-se a formação da equipe de trabalho da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista

Realizou-se na manhã do sábado (16), no Gonzaga, em Santos (SP), a primeira reunião entre profissionais dos diversos segmentos que compõem o turismo para discussão dos resultados preliminares da pesquisa de fundamentação da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista.

O encontro, liderado pelo consultor de empresas Aristides Faria, teve como pauta a apresentação do plano de ação projetado, a análise parcial dos dados coletados na pesquisa de opinião pública em andamento e discussão sobre os resultados e as ações futuras planejadas.

..:: Pesquisa ::..

Desde o dia 03 de agosto está no ar um formulário de pesquisa voltado a profissionais do turismo, que busca coletar dados a respeito da avaliação desses empresários, autônomos e estudantes, por exemplo, a respeito da administração  pública do turismo nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Apresenta-se a seguir alguns dados coletados entre 03 e 10 de agosto, data do primeiro fechamento preliminar:

Respondentes: 27

Área de atuação: (1) Eventos, (3) Turismo receptivo, (1) A&B, (7) Autônomo, (3) Docência, (1) 3° Setor, (2) Estagiário/Estudante e (7) Poder Público.

Cidade onde trabalha: (2) Cubatão, (1) Guarujá, (4) Peruíbe, (4) Praia Grande, (7) Santos, (8) São Vicente e (1) Grande São Paulo.

Média da avaliação (nota de 1 a 5) da administração pública do turismo (local): 2,2

Média da avaliação (nota de 1 a 5) da administração pública do turismo (regional): 2,1

..:: Entraves para o desenvolvimento do turismo (por município) ::..

Cubatão

Segurança / Meio Ambiente / Imprensa / Política / Secretaria

Guarujá

Segurança / Política / Mercado de Trabalho

Peruíbe

Política / Empreendedorismo / Associações / Informações / Segurança / Comunicação
Meio Ambiente / Política / Comunicação / Eventos & Negócios

Praia Grande

Segurança / Comunicação / Eventos & Negócios / Política / Mercado de Trabalho / Empreendedorismo

Santos

Informações / Comunicação / Educação / Política / Mercado de Trabalho / Segurança / Educação / Pesquisa / Segurança / Eventos & Negócios / Imprensa / Meio Ambiente

São Vicente

Política / Secretaria / Pesquisa / Associações / Informações / Comunicação / Meio Ambiente / Imprensa / Política / Segurança / Eventos & Negócios / Política / Segurança / Mercado de Trabalho

Grande São Paulo

Informações / Meio Ambiente / Empreendedorismo

Para uma melhor compreensão desses dados preliminares, recomenda-se a consulta ao resumo executivo do projeto de pesquisa.

..:: Equipe de trabalho ::..

Aristides Faria: Bacharel em Turismo (Unisul, 2002), Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC, 2003), MBA em Gestão de Projetos (Unisantos, 2013) e Mestrado em Hospitalidade (UAM, 2013-2015).

Cristian Alves: Relações Públicas (Unisantos), Diretor da Novo Mundo Assessoria & Projetos e Gerente de Eventos da AGS3 Promoções e Eventos.

Tainá Rodrigues: Guia de Turismo e Técnica em Turismo (IFSP Campus Cubatão) e Especialista em Libras e Educação para Surdos.

Claudia Jorge: Técnica em Turismo (ETEC Aristóteles Ferreira) e Guia de Turismo.


A próxima reunião será realizada em 30 de agosto. Participe desse processo!! Até lá serão realizadas visitas aos municípios da região, em especial, aos principais atrativos turísticos e postos de informações.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Case sobre “Turismo de Base Comunitária” desenvolvido pela Caiçara Expedições é apresentado em congresso internacional no Chile

A agência de viagens e turismo Caiçara Expedições oferta, desde 2013, o roteiro de visitação ao projeto Ateliê Arte nas Cotas, em Cubatão (SP). A empresa, que fomenta o turismo responsável na Região Metropolitana da Baixada Santista (litoral paulista), é conhecida pela diversidade de seus roteiros e a experiência diferenciada que busca promover por meio de seus serviços.

O case foi elaborado pelo pesquisador Aristides Faria (Mestrado em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi) e os proprietários da Caiçara Expedições, que são docentes também, Renato Marchesini e Renata Antunes da Cruz.

Essa ação faz parte da premissa da empresa em desenvolver o turismo com responsabilidade tanto para com os clientes quanto fornecedores e as comunidades as quais visita. O turismo, visto a partir dessa perspectiva, deve ser um meio para o desenvolvimento das localidades visitadas e uma forma de suporte ao incremento da qualidade de vida das populações que recebem os visitantes.


A conversão desses anônimos em anfitriões é, este sim, o maior legado do turismo praticado com responsabilidade e profissionalismo. Faça o download do material e compartilhe essa importante ação para o turismo da Região Metropolitana da Baixada Santista!