Páginas

sábado, 15 de março de 2014

Banco de Alimentos de Santos: case de sucesso apresentado no SEHLIPA

‘A busca por um propósito’: tema da palestra de Daniel Ferratoni no Seminário de Hospitalidade

[RH] revela o nome de mais um palestrante do Seminário de Hospitalidade, que acontecerá no próximo dia 24 de abril de 2014 em São Paulo. Seu nome é Daniel Ferratoni, ele é Co-fundador do Banco de Alimentos de Santos.

Em sua apresentação ele irá compartilhar, além de sua brilhante trajetória profissional, reflexões sobre negócios com causa e empreendedorismo e inovação social.

Daniel afirma que vai dividir com o público sua trajetória profissional, seus aprendizados e inquietações, após ter passado por empresas de grande e médio porte e vivido na Índia. Conheça um pouco mais sobre esse empreendedor social por meio da entrevista a seguir.

Ficha técnica da apresentação

Nome: Daniel Ferratoni         

Cargo: Co-Fundador

Organização: Banco de Alimentos de Santos

Tema central da apresentação: A busca por um propósito

..:: Entrevista ::..

Apresente-se! Conte um pouco de sua história e trajetória profissional.

Sou formado em engenharia de produção mecânica e pós-graduado em marketing. Passei por algumas empresas dos ramos da indústria e serviços de grande e médio porte e, paralelamente, sempre cultivei o interesse por temas como voluntariado, terceiro setor e solidariedade.



Em um dado momento tive contato com o conceito de “negócios sociais”. Foi quando identifiquei a oportunidade de unir o serviço a um propósito. Assim, busquei qualificação, comecei a me especializar e fui para a Índia trabalhar com Turismo Social. A partir desse momento me aprofundando também na espiritualidade e voltei ao Brasil com o sonho de criar um negócio social, que pudesse ajudar os mais desfavorecidos em algo essencial: alimentação.

Conte um pouco da história do Banco de Alimentos de Santos e os principais resultados alcançados até o momento.

O que motivou a criação do Banco de Alimentos de Santos foi a busca pela realização de um sonho, um propósito. Após ter vivido na Índia eu idealizava a criação de um negócio social, então fui apresentado a Lucila Matos, que se tornou parceira no projeto. Ela também sonhava com algo semelhante.

Depois de muitas conversas, decidimos nos juntar e sonhar juntos. Rodamos 30 pilotos, coletamos quase 11 toneladas de alimentos e destinamos a comunidade da Alemôa, região carente de Santos, por meio de uma líder comunitária local.

Em paralelo, nos estruturamos para lançar uma campanha de Crowdfunding para arrecadar recursos e dar o ponta pé inicial. Atingimos a meta e formalizamos a ONG no início de 2014.

Como você percebe o apoio e a adesão da população a ações como aquelas promovidas pelo Banco de Alimentos de Santos? O cenário futuro é promissor?

Trabalhamos no combate de desperdício de alimentos. Gostaria de dizer que esse “mercado” não é promissor, mas infelizmente, muito alimento ainda vai para o lixo que poderia ser aproveitada.

O Banco de Alimentos de Santos tem como foco conscientizar as pessoas quanto ao combate do desperdício e, para tanto, oferecemos oficinas nas comunidades carentes da cidade. Durante esses encontros discutimos temas relacionados a alimentação, higiene e saúde, por exemplo.

As oficinas realizadas pelo Banco de Alimentos de Santos também contam com a participação de parceiros, que são fundamentais ao sucesso da organização. A primeira oficina (fotos) foi ministrada pela chef de cozinha Maísa Campos, que foi vencedora do reality show “Cozinheiros em Ação”. O objetivo daquele treinamento foi ensinar formas de reaproveitar integralmente os alimentos e passar receitas exclusivas.





Eventos como o Seminário de Hospitalidade são essenciais para que o empresariado troque experiências e fortaleça a rede de contatos. O que você planeja apresentar aos participantes do SEHLIPA | São Paulo 2014?

Falar sobre a minha trajetória profissional e a paralela busca de um propósito naquilo que estava fazendo, que culminou na ida pra Índia e na criação da ONG Banco de Alimentos de Santos.

Em linhas gerais, qual seria sua orientação aos jovens empreendedores brasileiros? Em sua visão, quais principais competências técnicas e habilidades pessoais que um jovem precisa desenvolver para ter sucesso no terceiro setor?

Ter propósito e valores pessoais bem definidos. Autoconhecimento, Autoconsciência e buscar sempre sair da sua zona de conforto.

Grande abraço e até lá!

Daniel Ferratoni

..:: [Sobre o evento] ::..

O tema central do SEHLIPA | São Paulo 2014 é “Gestão de Experiências em Hospitalidade”, então serão ministradas quatro palestras com profissionais expoentes em suas áreas de atuação, cada um tratando sobre um dos domínios da Hospitalidade: pública, comercial e doméstica.

O objetivo do evento é reunir empresários, profissionais do mercado e autoridades atuantes no setor serviços para discutir a Hospitalidade no contexto das organizações. O background do SEHLIPA | São Paulo 2014, naturalmente, é o mercado de serviços no litoral paulista.

..:: [Histórico] ::..

A primeira edição realizou-se no município do Guarujá e a segunda em Praia Grande, ambas localizadas na Região Metropolitana da Baixada Santista, a cerca de 100 km da capital paulista. Com o objetivo de ampliar o raio de impacto do evento, a [RH] optou por sediar uma das edições do SEHLIPA em São Paulo, mas futuramente o evento voltará ao litoral do estado.

..:: [Apoio institucional] ::..

O SEHLIPA conta com o apoio institucional de diversas entidades do setor de serviços, tais como, o São Paulo Convention & Visitors Bureau, a Federação dos Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo, a Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, a Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes.

terça-feira, 11 de março de 2014

Renato Marchesini adianta tópicos sobre sua apresentação no SEHLIPA | São Paulo 2014

Até o momento, dois dos quatro palestrantes do Seminário de Hospitalidade já estão confirmados: Camila Serrano, da Calidoscop Consultoria, e Renato Marchesini, da Caiçara Expedições. A fim de aguçar a curiosidade dos participantes do SEHLIPA | São Paulo 2014, a diretoria executiva do evento disponibiliza uma entrevista com cada um desses palestrantes. Confira!


Ficha técnica da apresentação

Nome: Renato Marchesini  

Cargo: Gestor de Projetos

Empresa: Caiçara Expedições                                          

Tema central da apresentação: Praticando a Turismoterapia

..:: Entrevista ::..

Apresente-se! Conte um pouco de sua história e trajetória profissional.

Sou Bacharel em Turismo, Pós-Graduado em Ecoturismo, Guia Regional, Nacional, América do Sul e Especializado em Atrativos Naturais pelo Ministério do Turismo, Licenciado em Didática e Prática do Ensino Superior. Possuo ainda cursos nas áreas de Administração, História, Arqueologia, Sobrevivência e Convivência ao ar livre, Ecologia, Manejo de Trilhas, Ecossistemas, Educação Ambiental e outros.

Presto serviços em diversas empresas do trade turístico, e dentre as funções que atuo destaco: Palestras, Elaborador Roteiros, Condução de Grupos, Consultor e Assessor em Projetos Turísticos e Ambientais, Professor de Turismo, Hotelaria e Meio Ambiente.

Atuo na área há mais de 15 anos de dedicação, sendo, também, autor de diversas publicações científicas. Tenho ministrado palestras, workshops, cursos e sou docente em diversas instituições de ensino.

A Caiçara Expedições têm uma presença marcante em jornais, revistas e diversos meios de comunicação. A empresa busca permanentemente contribuir para o setor participando ativamente de conselhos municipais de turismo, conselhos gestores de unidades de conservação, reuniões e encontros do trade turístico, movimentos ambientalistas e de defesa do patrimônio histórico, cultural e arqueológico.

Apresente sua empresa. Conte um pouco da história dela e principais resultados passados.

A Caiçara Expedições é uma Agência de Viagens e Turismo devidamente cadastrada no Ministério do Turismo, sob nº 26.039646.10.0001-2. Uma empresa totalmente legalizada, que utiliza em seus roteiros profissionais altamente qualificados e prima pela segurança, ética, compromisso e qualidade no atendimento a seus clientes, parceiros e colaboradores.

A Caiçara Expedições explora o terreno onde se cruzam turismo, meio ambiente, negócios e parcerias. Promove administração com consciência ecológica, negócios sustentáveis e educação ambiental, estimulando a transformação de valores, ideias e comportamento por meio de roteiros turísticos, pesquisa, educação, diálogo e trabalho integrado.

Trabalha na operacionalização de roteiros e projetos de Turismo em âmbito regional e nacional, priorizando a Região Metropolitana da Baixada Santista conhecida por Costa da Mata Atlântica (formada pelos municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe).

Nossas soluções são desenvolvidas para atender especificamente às necessidades e características de cada agente da sociedade.
  
Quais perspectivas para o mercado no qual sua empresa atua nos próximos cinco anos? O cenário é promissor?

A Caiçara Expedições, fundada em 2008, tinha inicialmente como principal meta o posicionamento de mercado na operação de roteiros receptivos na Baixada Santista, e hoje com olhares para o futuro buscamos aumentar nossa estrutura para conseguir atender a demanda que aos poucos conquistamos com muito trabalho e planejamento.

Para os futuros empreendedores que desejam ingressar no turismo receptivo, sem dúvida, é um mercado muito promissor, porém para se manter neste mercado competitivo é preciso muita competência, eficiência e planejamento do negócio.
  
Eventos como o Seminário de Hospitalidade são essenciais para que o empresariado troque experiências e fortaleça a rede de contatos. O que você planeja apresentar aos participantes do SEHLIPA | São Paulo 2014?

O SEHLIPA | São Paulo 2014 será uma ótima oportunidade de conhecer e aprender com outras pessoas que se dedicam à questão da Hospitalidade. De nossa parte esperamos conseguir plantar a sementinha da Turismoterapia nos participantes.

Você acredita que o mundial de futebol e os jogos olímpicos, por exemplo, impactarão no seu negócio? Se sim, de quais formas?

Os grandes eventos esportivos que estamos prestes a receber trazem oportunidades  desde na questão de capacitação, geração de renda e empregos. Já estamos empenhados em atender alguns grupos para a Copa do Mundo. Sendo eles Estrangeiros e Brasileiros. O foco é atender estes grupos com excelência. Assim buscamos que os mesmos voltem ou indiquem nossos serviços Pós-Copa. Será uma ótima oportunidade de análise de mercado e de preparativos para as Olimpíadas.

Muito obrigado e até lá!!

Renato Marchesini

..:: [Sobre o evento] ::..

O tema central do SEHLIPA | São Paulo 2014 é “Gestão de Experiências em Hospitalidade”, então serão ministradas quatro palestras com profissionais expoentes em suas áreas de atuação, cada um tratando sobre um dos domínios da Hospitalidade: pública, comercial e doméstica.

O objetivo do evento é reunir empresários, profissionais do mercado e autoridades atuantes no setor serviços para discutir a Hospitalidade no contexto das organizações. O background do SEHLIPA | São Paulo 2014, naturalmente, é o mercado de serviços no litoral paulista.

..:: [Histórico] ::..

A primeira edição realizou-se no município do Guarujá e a segunda em Praia Grande, ambas localizadas na Região Metropolitana da Baixada Santista, a cerca de 100 km da capital paulista. Com o objetivo de ampliar o raio de impacto do evento, a [RH] optou por sediar uma das edições do SEHLIPA em São Paulo, mas futuramente o evento voltará ao litoral do estado.

..:: [Apoio institucional] ::..

O SEHLIPA conta com o apoio institucional de diversas entidades do setor de serviços, tais como, o São Paulo Convention & Visitors Bureau, a Federação dos Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo, a Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, a Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes.

segunda-feira, 10 de março de 2014

IEDE Business School recibe a estudiantes de Sao Paulo Business School en su Semana Empresarial de Alta Dirección en Chile

IEDE Business School sigue fortaleciendo su enfoque internacional con el Programa Semana Empresarial de Alta Dirección en Chile, que consiste en una semana de formación intensiva para estudiantes internacionales, a través de acuerdos bilaterales con instituciones extranjeras.

Este Enero, un grupo de 20 estudiantes y profesionales brasileños de la escuela Sao Paulo Business School participaron en este Programa celebrado en la sede de la escuela en Santiago, cuyo objetivo es aprender de la cultura y forma de hacer negocios en Chile y de la evolución económica y social del país, mediante una semana de formación intensiva, que incluían también visitas culturales y empresariales e interacción con profesionales chilenos y brasileños en Chile.

Cada vez más estudiantes y profesionales  extranjeros están atraídos por nuestro país, que se ha convertido estos últimos años en una de las economías más dinámicas de América Latina. Con un crecimiento promedio de 4,5% entre 2001 y 2011, Chile es la cuarta economía sur-americana después de Brasil, Argentina y Colombia. La apertura, dinamismo y solidez de su economía hacen de Chile un destino atractivo para los exportadores e inversionistas extranjeros.

El programa Semana Empresarial de Alta Dirección en Chile ofrece una visión global de cómo hacer negocios en Chile además de permitir a los participantes vivir una experiencia en el entorno empresarial de una de las economías más dinámicas de América Latina. Dentro de las asignaturas impartidas están: Negociaciones y cultura empresarial en Chile, Marketing internacional, Dirección de estrategias, Emprendimiento y Liderazgo  en Chile y Finanzas internacionales. El programa incluyó en esta edición además una visita a la ciudad de Valparaíso, donde pudieron recorrer  las calles pintorescas de la ciudad declarada Patrimonio de la Humanidad en 2003.

Los estudiantes brasileños tuvieron además la oportunidad de aprender de la cultura y del negocio del vino en Chile, a través de una visita a la viña Concha y Toro y examinar las estrategias claves de la mercadotecnia de la cadena de supermercados  Jumbo y en el Costanera Center, uno de los malls más grandes de Sudamérica.

IEDE Business School también ofrece a sus estudiantes la oportunidad de vivir una experiencia internacional a través de su programa de estancias internacionales. A este respecto, los países de destino seleccionados abarcan los cuatro ejes centrales de desarrollo económico y empresarial a nivel global: Estados Unidos y España cuya referencia es fundamental para entender el mundo tal y como está configurado hoy día, China y Brasil, como ejes potenciales de desarrollo en los próximos años y cuyas posibilidades les permitirán desempeñar un papel primordial en el futuro.

..:: FonteIEDE Business School