Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Turismo em Cubatão!


Turismo de Base Comunitária: Cubatão
"O Turismo com base comunitária é uma proposta que beneficia as famílias locais, tanto economicamente quanto na autoestima, e transforma a vida de quem vive essa experiência”.

Quem desce a Via Anchieta em direção ao litoral de São Paulo já pode observar um colorido diferente na Serra do Mar. Em Cubatão, um projeto social desenvolvido com os moradores da comunidade Cota 200 consiste em enfeitar e colorir as casas do bairro, que fica na encosta da Serra.

O objetivo é envolver os próprios moradores no trabalho, e ainda atrair turistas para o local com uma caminhada que apresenta as belezas naturais, históricas, arquitetônicas, culturais e sociais da cidade, através de tour pelos principais atrativos turísticos da cidade e apresentação do Projeto Ateliê Arte nas Cotas e suas intervenções artísticas na comunidade da Cota 200.     


Ateliê Arte nas Cotas
O Ateliê Arte nas Cotas existe há cerca de dois anos e reúne um grupo com aproximadamente 20 alunos, todos moradores do bairro Cota 200. As aulas acontecem quase diariamente e ensinam aos alunos técnicas de estêncil, que consiste na aplicação de tinta com rolos, ou sprays para preencher um papel com desenho vazado. Os alunos aplicam esta técnica e também mosaicos nos muros, além de confeccionarem camisetas, agendas e almofadas que são vendidas e a renda revertida ao projeto.

O trabalho é coordenado pela artista plástica Fernanda Saguas. Ela explica que no processo de produção todos participam, desde a montagem do desenho até a execução da pintura. “Fazemos os desenhos nos papéis, cortamos a moldura e vamos fazer as pinturas em casas e praças da comunidade. Antes também temos que conversar com os moradores para ver se eles concordam com os desenhos, alguns preferem que a gente só pinte, sem a inclusão de desenhos geométricos”, diz a artista plástica.

Todas as cores escolhidas são bem alegres e chamativas, alguns muros contam ainda com desenhos geométricos, o que deixa o cenário bem moderno. Nas escadas de praças e nas quadras públicas é feita também a aplicação de mosaicos. A aceitação da comunidade foi imediata. “Eu adorei o colorido no meu comércio, o bairro está mais alegre e alto astral, muito boa essa iniciativa”, afirma a comerciante Lúcia Georgina Moura. Para a aluna Fátima Maria Costa, o projeto estimula as pessoas a cuidarem mais do local. “Ajuda a formar uma favela, é um pedacinho da gente nestes desenhos, fica mais bonito”, diz Fátima.
O projeto de intervenção artística urbana já foi feito em 50 casas do Cota 200.

Alguns moradores foram removidos do bairro porque suas casas estavam posicionadas em locais com risco de deslizamento de terra, mas 750 casas vão ficar com toda a estrutura de água, luz, saneamento, etc. Estas casas que ficarão definitivamente poderão receber o projeto, e o objetivo é de que nos próximos anos, todas as casas e comércios estejam coloridos.

Locais visitados: Vila Fabril, Largo do Sapo, Cruzeiro Quinhentista, Parque Anilinas, Projeto Ateliê Arte nas Cotas e Comunidade Cota 200.
Locais avistados: Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Itutinga Pilões, Usina Henry Borden, Complexo Industrial e outros.
O “Ateliê Arte nas Cotas” tem sede na rua do Alojamento, 160, Fabril. Quem quiser conhecer o projeto ou fazer o passeio pode entrar em contato pelo telefone (13) 3371-1371 e (13) 3466.6905.

Uma nova opção de passeio na região que vale a pena conferir!

Abraços,
Dennis Santos