Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Profissão: Turismólogo!!





Demorei para falar a respeito, pois esperei por essa notícia por 15 anos, desde que entrei na universidade escutava essa tal regulamentação da profissão... ufa!

Agora quem sabe podemos reivindicar posições de destaques em setores, principalmente no público, onde vemos pessoas sem conhecimento nenhum falando de turismo, onde ainda engatinhamos!!






O Senado aprovou na última quarta-feira, dia 21, o projeto de lei que reconhece a profissão de turismólogo. Com isso o documento será encaminhado à Casa Civil para que em 30 dias no máximo receba a sanção presidencial.


Na opinião da professora Tânia Omena, presidente da ABBTur - www.abbtur.com.br -, o reconhecimento da profissão é o primeiro passo para a regulamentação da atividade e uma conquista inédita para a categoria.“Este projeto estava tramitando há 30 anos no Congresso e com apoio de senadores conseguimos levá-lo a plenário para sua aprovação. O mais importante é que com esta medida podemos já fazer parte do Cadastur pois até agora a nossa profissão não existia oficialmente”, reconhece.

A dirigente lembra que o reconhecimento não cria reservas de mercado e nem obriga empresas a contratarem turismólogos no seu quadro de funcionários.Tânia Omena, principal articuladora para que o PL fosse votado, lembra que são mais de 200 mil bacharéis de turismo que, em grande parte, não são aproveitados devidamente no mercado de trabalho, já que não tem sua profissão reconhecida."O turismo brasileiro recebe oficialmente um novo padrão de qualidade e pensamento. Com a aprovação, iremos colocar pessoas que pensam turismo em todas as esferas de governo no país através de concurso público", disse.

O projeto de lei aprovado estabelece 18 atividades relacionadas à profissão de turismólogo, como organizar e dirigir estabelecimentos ligados ao turismo, coordenar a classificação de locais de interesse, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, formular propostas para o desenvolvimento do setor nos municípios, regiões e estados da Federação, criar e implantar roteiros, pesquisar informações sobre a demanda turística e elaborar projetos de marketing na área.






Vamos acreditar que novos rumos virão para a nossa categoria e que a partir de 2012 possamos assumir e demonstrar a nossa capacidade técnica.





Feliz 2012 a todos e um forte abraço!

Dennis Santos

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Começou o Roda SP pelo litoral!!



Começou nesta quinta-feira (15/12) o Projeto Roda SP, os moradores e turistas da Baixada Santista terão a oportunidade de conhecer mais sobre os oito municípios que integram a região.



A iniciativa, que foi idealizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, oferece aos clientes um passeio turístico em um ônibus Double-decker, que pode ir de Bertioga a Peruíbe, por apenas R$ 10.

Com uma única passagem, o viajante ganhará uma pulseirinha, válida para ser usada por dois dias seguidos, e poderá escolher entre as rotas Amarela, Azul, Laranja, Rosa, Roxa, Vermelha e Verde, onde terá a oportunidade de visitar pontos turísticos da cidade. As linhas passam por Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga.

A inauguração do projeto aconteceu em frente ao atracadouro de balsas na Ponta da Praia, em Santos, e contou com a participação do Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França.



O profissional explicou que a iniciativa permite ao visitante aproveitar melhor o passeio, visto que, o ingresso serve para dois dias. "O Roda SP vai muito além de um city tour comum. O turista pode pegar um ônibus no Guarujá, descer em São Vicente e almoçar na Ilha Porchat. Depois, pode pegar outro ônibus e passar o fim da tarde no Gonzaga, em Santos.



É um produto turístico extremamente útil e barato, que facilita o passeio dos viajantes e redistribui o fluxo de pessoas entre as cidades vizinhas", relatou Márcio França.


No Guarujá, maiores informações sobre o Roda SP, entrar em contato na Setur/Guarujá pelo tel: 3344.4600, pelo site: http://www.guaruja.sp.gov.br/ ou por e-mail: turismo@guaruja.sp.gov.br.



Bom passeio pela região, aproveitem!!!



Abraços,

Dennis Santos

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Políticas públicas de combate a violência!!



Mais ações no combate à violência contra mulheres!


Ministros e magistrados assinam acordo que vão orientar políticas públicas para combater o problema.

Brasília, DF - Representantes do Executivo e do Judiciário assinaram nesta terça (6), em Brasília, termo de cooperação técnica com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/6) e promover ações para enfrentar a violência praticada contra mulheres.


O acordo prevê que cada instituição apresente, no prazo de 30 dias, plano de trabalho com iniciativas para o enfrentamento do problema.


A secretária nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, representou o Ministério do Turismo no evento. Ela coordena programa semelhante no MTur, o Turismo Sustentável e Infância (TSI), voltado para combater a violência contra crianças e adolescentes na área do turismo.

Assinaram o documento o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, o presidente do Conselho Nacional de Justiça, Cezar Peluso, além dos titulares do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, do Conselho Nacional de Procuradores Gerais e do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais.


fonte: Mtur


Ações para evitar violência são muito bem vindas... e falando de Turismo, o Sexual tem que acabar, porque muitos "gringos" ainda olham para o nosso país como uma fonte de prazer muito fácil, cadeia neles!!!!


Um abraço,

Dennis Santos

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Bandeira Azul no Tombo mais uma vez!!






A Praia do Tombo, conhecido ponto de surfistas e belas mulheres na cidade, conseguiu manter por mais uma temporada, a importante certificação internacional da Bandeira Azul, para você ter idéia da importância desse título, o Tombo é a única praia do Brasil com essa certificação.

A praia apesar de ter apenas 856 metros de extensão, tem incríveis belezas naturais e seus freqüentadores estão sempre preocupados com a limpeza do local, atraindo assim, cada vez, mais e mais freqüentadores ao local.


Segundo o Instituto Ambiental Ratones, representante da certificadora no Brasil, o júri internacional parabenizou a Prefeitura de Guarujá por enviar a documentação de forma organizada e confiável, comprovando o cumprimento das exigências para a certificação.

Bandeira Azul na Praia do Tombo, a única Praia do Brasil com este selo.

A Praia do Tombo cumpriu os 32 critérios necessários para a certificação, que são subdivididos em quatro categorias: educação e informação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental e de equipamentos e ainda, segurança e serviços. Algumas dessas obrigações incluem: placas informativas em toda a praia, rampas de acesso a cadeirantes, banheiros, limpeza, atividades educacionais, entre outras.


A certificação é mantida pela Foundation for Environmental e representada no Brasil pelo Instituto Ambiental Ratones.


Nesta sábado, dia 03/11 acontecerá a cerimônia de hasteamento a partir das 10:00hs na própria Praia do Tombo... vamos lá conferir!



Abraços,

Dennis Santos

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

GCVB promoveu capacitação para pequenos meios de hospedagem!!



O GCVB - Guarujá Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Abih/SP -Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo, realizou nos dias 19 e 20 de outubro, o projeto “Pequenos Notáveis: programa de qualificação dos pequenos meios de hospedagem”, com o objetivo de capacitar e qualificar os profissionais que atuam nestes empreendimentos, preparando-os para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas.


As atividades aconteceram no Delphin Hotel, localizado na praia da Enseada, no Guarujá (SP), e todos os meios de hospedagem da região foram qualificados também sobre os temas: gestão empresarial, sustentabilidade e marketing.

Para Lau de Oliveira, Presidente do GCVB, esse workshop foi de fundamental importância, pois esteve alinhado com o objetivo de melhorar o serviço e o atendimento dos profissionais de turismo para que possam receber cada vez mais eventos na nossa cidade e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento.

A capacitação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Associação da Orla de Guarujá, Associação Comercial de Guarujá, e colaborou com as ações do Grupo Gestor de Turismo na competitividade do destino do Programa Gestão e Planejamento de Destinos Turístico do Ministério do Turismo.



fonte: revista hoteis



Abraços,

Dennis Santos

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bons números para o nosso Turismo!



Desembarques internacionais de outubro são recorde!

Número registrado no mês aumentou 10% e o acumulado subiu 15,38% em relação ao mesmo período do ano passado.


Os desembarques internacionais no mês de outubro de 2011 alcançaram a marca inédita de 799,7 mil, número 10% superior ao registrado em outubro de 2010 (726,5 mil). Esse total é o novo recorde da série histórica, não havendo registro de número mais elevado desde o ano 2000.


De acordo com os dados divulgados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os desembarques internacionais somam 7,54 milhões no acumulado do ano frente a 6,53 milhões registrados em 2010. Um aumento de 15,38%. O número de desembarques internacionais engloba a chegada de turistas estrangeiros e o retorno de brasileiros que foram ao exterior.


Para o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, o aumento dos desembarques internacionais aponta para uma tendência de fortalecimento do turismo, mesmo diante da crise financeira na Europa.

“Os desembarques têm alcançado números recordes com frequência, isso mostra que a indústria do turismo no Brasil está crescendo e se consolidando no mercado mundial”, explica.



Segundo ele, a tendência é que os desembarques continuem crescendo atrelados ao aumento da entrada de turistas internacionais no Brasil, devendo superar o recorde histórico de 5,35 milhões obtidos em 2005.



fonte: Mtur



Abraços,

Dennis Santos

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As feiras de Turismo!



Feiras de Turismo são excelentes oportunidades para fazer contatos, mas não são todos os profissionais que sabem realmente tirar o máximo proveito desses eventos.


Três coisas devem ser analisadas:
- Perfil do público da feira

- Segmentação e metas do destino (cidade)

- Orçamento anual de viagens.



Mas vamos às decisões corretas em relação à participação em feiras, partindo do pressuposto que a agenda já foi definida "racionalmente" e com prévio planejamento.


O primeiro desafio é conseguir a atenção dos potenciais agentes de viagens ou jornalistas em meio de tanto ruído, luzes, distribuição de brindes e outros fornecedores. Depois disso vem a tentativa de mantê-los no seu stand. Afinal, quanto mais agentes de viagens visitarem seu stand, mais cartões de visita você coletará e mais potenciais capacidade da promoção e venda do destino você terá. Falando nisso, que tipo de stand atrai mais agentes?



Seguem algumas dicas:
Tenha pessoas simpáticas e com (real) conhecimento da sua cidade (destino). Elas devem ser extrovertidas o suficiente para começar uma conversa com pessoas que param ou estão passando.

O fator humano é, de longe, o mais importante para atrair os agentes ao stand. Invista nisso.

Use imagens e iluminação de maneira criativa e não esqueça que o stand deve ser avistado de longe.

Ofereça experiências. Se na sua cidade existe um hotel que tem um SPA, ofereça "quick massages", por exemplo.



A lembrança daquela sensação poderá tornar-se a coisa mais importante na memória do agente após o evento.


Invista na diversão. Jogos (como vídeo games temáticos) e profissionais do entretenimento (adequados ao posicionamento da sua cidade) podem ajudar. Isso atrai pessoas. Mas mantenha sempre o staff interagindo com os agentes e prontos a responder qualquer pergunta sobre a cidade (destino).


Ofereça brindes exclusivos (se possível, feitos exclusivamente para a feira) com o logo do destino, homepage e telefone central. Itens promocionais sempre podem direcionar pessoas ao seu site.


Mas seja criativo. Nenhuma marca consegue mais se diferenciar na mente do consumidor com os "batidos" post-its, canetas, sacolas e calendários. Antes de confeccionar centenas de brindes irrelevantes, pergunte-se qual o valor percebido pelo agente. * Tenha sempre bebidas (não há necessidade de serem alcoólicas) e aperitivos.


Depois de tanto caminhar entre os stands, é comum os agentes estarem com fome ou sede. Isso também ajuda a atrair pessoas ao seu stand.


Organize um torneio ou sorteio. Um final de semana com direito a um jantar na cidade e um passeio, aumenta o volume de agentes no stand.


Mas lembre-se do objetivo principal da feira: contatos.


Sou muito fã da tradicional ficha a ser preenchida com dados cadastrais para concorrer a prêmios que despertem o desejo de todos!



Além disso, o comportamento de forma (ultra) profissional faz toda a diferença.



Veja algumas dicas:

Fique a maior parte do tempo no seu stand (não é muito elegante fazer um agente passar a segunda vez procurando por você). Além disso, mantenha o staff bem treinado para que você possa circular de vez em quando sem que a qualidade do atendimento caia.


Sorria! Gostamos de negociar com pessoas agradáveis. O sorriso é um convite para as pessoas se aproximarem. Mas que seja um sorriso natural. Seja simpático sem ser insistente.


Comece as conversas perguntando sobre o negócio do agente, seu segmento de mercado, seus interesses e cidade onde mora, por exemplo.


Faça com que os pricinpais atrativos e infraestrutura do destino (cidade) fluam naturalmente ao longo da conversa.


Fale com segurança, não com arrogância. Seja ético e respeite a concorrência.


Demonstre seu interesse através da linguagem corporal também. Olhe nos olhos, mantenha postura correta e uma expressão facial agradável. Muito fácil se dispersar em um ambiente com tantos estímulos visuais e auditivos. Tenha foco!



Dica: Fique com o cartão da pessoa na mão e converse com ela chamando-a pelo nome o tempo todo, outra dica... a maioria dos agentes estão com as credenciais penduradas no pescoço. Segure com respeito, olhe constantemente e dê importância ao cartão. Mostre o quanto ela é importante para seu destino.


Troque cartões de visitas. Sei que é óbvio, mas já vi inúmeros servidores e agentes dizendo que seus cartões acabaram. Por garantia, leve duas vezes mais cartões do que o previsto. Isso demonstra organização e profissionalismo.



E as recomendações abaixo não são passíveis de negociação:

Totalmente proibido no stand: beber, fumar ou comer.

Lembre-se que uma feira é um encontro comercial e não social. Faça isso em ambientes próprios no pavilhão, mas longe de seu stand.



Para finalizar, não poderia deixar de dar um recado aos Prefeitos e aos Secretários de Turismo.



Que pelo menos os servidores voltem da feira com um prévio agendamento de um Press-trip ou um Famtour. Uma das formas de promover e estimular as vendas dos agentes ou jornalistas na região em que trabalha, é convidá-los para conhecer e ver as possibilidades de criarem pacotes turísticos do destino (cidade), um final de semana, seria o suficiente para a ação.


Comprometer todo o trade turístico do município que participe e esteja engajado junto com poder público na promoção do destino (cidade).


Importante trabalharem aqueles cartões arrecadados nas feiras, enviando mailings semanalmente da programação e das atividades de lazer do destino (cidade).



Mas a dica final é investir no contato humano sincero. Isso sim fará a diferença na captação de futuros negócios.



Um Abraço,

Dennis Santos

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Meio Ambiente e Turismo... tudo haver!!




Pense nisso...





Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa:

- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis com o ambiente.

A senhora pediu desculpas e disse:

- Não havia essa onda verde no meu tempo.

O empregado respondeu:

- Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com o nosso ambiente.

- Você está certo - responde a velha senhora - nossa geração não se preocupou adequadamente com o ambiente. Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.

Realmente não nos preocupamos com o ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.

Mas é verdade: não havia preocupação com o ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?

Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar. Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.

Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.


Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.

Então, não é visível que a atual geração fale tanto em "meio ambiente", mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?



fonte:Renata Rodrigues.
Gabinete da Deputada Telma de Souza
4ª Secretaria




Abraço,

Dennis Santos

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Começou a Feiras das Américas - ABAV 2011!!



" Otimismo e preocupações marcam abertura da ABAV 2011 "

Para um auditório lotado, formado em sua maioria por agentes de viagens e autoridades, o presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira, fez a abertura da 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011, com o tema “Brasil bem sucedido: oportunidades e novas atitudes para o turismo”, que começou nessa quarta-feira (19) e vai até sexta-feira (21), no RioCentro, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Mesmo animado com as perspectivas de negócios e de aumento do fluxo de turistas com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, o presidente demonstrou em seu discurso preocupação com o andamento das obras e não poupou críticas ao que ele chamou de “jeitinho brasileiro”. Para ele, as autoridades precisam se preparar e pensar no Brasil do futuro, sem cometer os erros do passado. “O Brasil bem sucedido não pode dar espaço para improvisações. Obras sem planejamento resultam em gastos acima do esperado. Pagaremos caro para não termos soluções definitivas para necessidades que já se apresentam urgentes hoje”, disse, se referindo aos chamados “puxadinhos” dos aeroportos.
Ele também não deixou de dar sua opinião sobre as recentes denúncias de corrupção enfrentadas pelo Ministério do Turismo. “É lamentável que estejamos perdendo um tempo precioso num momento como este, envolvidos em uma crise ética que parece não ter fim, nublando nossos horizontes e dispersando esforços. Situações isoladas que colocaram sob suspeita entidades sérias, paralisando ações fundamentais para deixar o país pronto para 2014”, acrescentou.

Oportunidade de ouro
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, brincou com o presidente da Abav sobre sua maneira direta de cobrar das autoridades uma posição a respeito de uma política de turismo. De acordo com Paes, as provocações foram pertinentes já que o País hoje tem uma “oportunidade de ouro”. Ele lembrou que o Rio de Janeiro será sede do Rio+20, que reunirá 150 chefes de estado para falar sobre sustentabilidade em 2012; da Copa das Confederações em 2013; da Copa do Mundo em 2014; e da Olimpíada em 2016.“Não tenho dúvida de que vamos receber muito bem nossos turistas. É aquela velha máxima do carioca: no final tudo sempre dá certo. O legado que vamos deixar para a sociedade será permanente. É bom frisar que as obras dos jogos Olímpicos estão dois anos adiantadas. Vamos entregar tudo em 2015”, disse o prefeito e completou: “Gostaria de pedir ao próximo presidente da Abav, seja ele de qualquer outro estado, que se sinta um carioca e que continue realizando esse evento no Rio. Ele terá todo apoio da Prefeitura”.

“Não vamos perder esse momento”, garante Gastão.
Em sua primeira aparição pública em um grande evento desde que assumiu a pasta do Ministério do Turismo, Gastão Vieira foi sucinto ao falar sobre o turismo no Brasil. Segundo o ministro, parcerias estão sendo travadas com os ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores e da Cultura, assim como com a secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para que o segmento se torne uma das bases da economia brasileira. Para o ministro, o turismo interno mostra o quanto o setor está aquecido.“Disseram que eu estou falando pouco, mas estou ouvindo muito. O governo está cuidando bem da questão dos aeroportos, começando a executar um processo mais estratégico, tanto que estamos pensando além dos grandes eventos. Estamos pensando também no turista para atender bem suas expectativas”, comentou Gastão Vieira. “Como ministro e cidadão, tenho certeza que não vamos perder esse grande momento. Os desafios serão vencidos”, concluiu o ministro.
A ministra da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, também marcou presença no evento, onde foi assinado o Pacto Empresarial de Enfrentamento de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.

Despedida
Após quatro anos à frente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira, aproveitou o momento para se despedir do cargo, já que está chegando em seu último ano de mandato. De forma direta, fez um balanço de sua gestão com as conquistas, mas também revelou algumas decepções.
“Estou frustrado por constatar que as relações comerciais já não são mais respeitadas, mas tenho consciência de que dediquei boa parte do meu mandato em ações que por muito tempo garantiram os direitos dos agentes de viagens. Saio de cabeça erguida, mas triste por me sentir impotente diante do poderio econômico das empresas aéreas que nos impuseram uma nova realidade de mercado”, atestou.
Entre os programas suas realizações à frente da Abav, Carlos Alberto citou o Proagência, projeto de capacitação em parceria com o Sebrae, com cursos presenciais realizados em diversas cidades brasileiras e Training Shows, além de deixar pronta a plataforma de ensino a distância. Ele ainda destacou o programa Benchmarking em Turismo, realizado em parceria com Ministério de Turismo e da Embratur, que levou centenas de empresários a conhecer estratégias de sucessos adotadas em diferentes destinos.
“Por tudo isso, me incluo na lista dos bem sucedidos. Eu e todos os agentes de viagens que souberam se adaptar aos novos tempos”, afirmou o dirigente.



fonte: blogfeirasdasamericas.com.br


A cidade do Guarujá está sendo representada no estande da Secretaria Estadual do Turismo do Governo do Estado de São Paulo, com folheterias e material promocional de todo o nosso trade turístico, da infraestrutura e das belezas naturais da cidade.



Abraço,
Dennis Santos

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Guarujá conta com uma atração radical!



Circuito de Ecoturismo e Aventura na Trilha do Conde faz parte do "Rotas do Dragão", lançado recentemente pela Prefeitura.


Munícipes e turistas que adoram o contato com a natureza, esportes radicais e trilhas, podem comemorar.
Pois o Guarujá conta agora com o 1º Circuito de Ecoturismo e Aventura na Trilha do Conde.

O local possui novas atrações desde o último dia 7.

Entre elas estão a trilha com caminhada nas alturas (10 metros de altura em meio às árvores) e slack-line (corda bamba de 25 metros sobre a piscina).
As belas paisagens da Mata Atlântica podem ser vistas e registradas em caminhadas. Uma delas é a trilha ecológica interpretativa, onde há quedas d'água, duchas naturais, sítio arqueológico do século XVI, além da variedade de fauna e flora, que só a mata brasileira tem.


As outras atividades são: rapel, trilha com arvorismo, escalada e passeio de escuna. Os visitantes podem conhecer ainda o observatório de aves e o viveiro de carpas.
A entrada ao Circuito custa R$ 2,50 (crianças de até 8 anos não pagam).


Os preços dos exercícios por pessoa são: R$ 10 (tirolesa, rappel ou trilha com arvorismo), R$ 5 (slack-line ou escalada), R$ 25 (passeio de escuna no Canal de Bertioga). O pacote completo custa R$ 42,50 (não está incluso passeio de escuna). Todas as atividades são acompanhadas por monitores do local.


É importante levar roupas leves, de banho, binóculos e máquina fotográfica para registrar os
passeios.


O 1º Circuito de Ecoturismo e Aventura na Trilha do Conde está localizado na Estrada Guarujá/
Bertioga, km 14,5, próximo ao Restaurante Dalmo.


Funciona de terça a domingo, das 9 às 17 horas. A iniciativa do Circuito é do Instituto Litoral Verde, que faz parte do "Rotas do Dragão", lançado recentemente pela Secretaria Municipal de Turismo.


O Instituto oferece transporte ao Parque por R$ 25. O veículo sai do Centro da Cidade e deixa
o munícipe no mesmo local. Outras informações pelos telefones:
3305 1512/ 1752



fonte: Prefeitura Municipal do Guarujá



Abraço,

Dennis Santos

Steve Jobs e o Turismo!



O paralelo pode soar estranho, mas Steve Jobs, cofundador da Apple que faleceu na última semana vitimado por câncer raro no pâncreas, tem seu papel também na indústria do turismo. A insígnia de impor uma visão de simplicidade no mercado da tecnologica, mote primeiro do visionário, trouxe novas leituras à forma de utilização da comunicação - seja no âmbito pessoal ou empresarial.



E o Turismo, como muito outros setores, idolatrou tais ferramentas para se desenvolver. Não fosse a constante idéia de transgressão de Jobs e o incentivo a morder a maçã, tal indústria poderia, ao menos no Brasil, continuar a fazer uso de materiais retrógrados - como folders, rotas para viagens e a figura daquele agente que vende um pacote pasteurizado de sete noites com passeios incluso. Não que este canais tenham virado fábulas de outra hora, mas eles estão minguando na medida em que a tecnologia chega as mãos.


Notadamente essa modificação nasce com a internet, a começar pela leveza e a praticidade do Macintosh, passando pelo Ipod, Iphone - que estimulou a concorrência a desenvolver os smartphones - e o Ipad - seguindo a mesma linha, fazendo com que o mercado criasse, a partir da essência desenhada por Jobs, os tabletes.

É fato que toda essa técnologia, obrigou o mercado a se aprimorar e acolher da forma que se comprometeu a fazê-lo, pois o consumidor ganhou um papel importante neste cenário, podendo externar os percalços vividos em sua viagens simultaneamente ao ocorrido.

Seja num hotel, em uma cidade do litoral, num restaurante, usufruindo dos serviços de uma companhia aérea, o usuário angariou meios de registrar, nos próprios canais das empresas, das prefeituras, instituições e etc, as situações desagradáveis.


Hoje, (14/10), lançamento mundial da Apple, o Iphone 4S, quem quiser... terá que entrar na fila e pegar uma senha, rsrsrsrs


Obrigado Steve Jobs...



Abraço,

Dennis Santos

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bandeira Azul é a nossa praia!!



A praia do Tombo, no Guarujá (SP), e a marina Costabela, em Angra dos Reis (RJ), conseguiram a renovação da certificação internacional Bandeira Azul para a temporada 2011/2012.


O resultado foi divulgado nesta quarta-feira(04/10) pelo Instituto Ambiental Ratones, responsável pela iniciativa no Brasil.



A Bandeira Azul foi criada em 1985 na França, está presente em 3.650 praias e marinas em 44 países e é uma referência mundial de balneabilidade e organização.

Os dois locais foram os únicos no Brasil a obter a certificação na temporada passada e a conseguir a renovação para o próximo verão. A praia do Tombo no Guarujá, é uma das menores da cidade, são 32 quarterões e sua área territorial é de 3,6 quilômetros quadrados, correspondendo a 2,58% da área do munícipio. A praia do Jurerê, em Florianópolis, também ganhou o selo internacional, mas o perdeu em janeiro deste ano depois de descumprir critérios ambientais devido ao lixo na areia.


Para a conquista do selo foi necessário qua a praia estivesse dentro dos 33 critérios, na Praia do Tombo, somente 32, já que a mesma não possuí arrecifes.

Para o selo ser mantido, os critérios são atendidos diarimente para que, assim, a Bandeira continue hasteada.

Esse critérios são divididos em quatros grupos: educação ambiental, gestão ambiental, segurança e qualidade da água.

"Gostaríamos de ter mais praias e marinas inscritas, mas, como é um programa que prima muito pela clareza, os municípios têm medo de não serem aprovados. Esperamos que a praia do Tombo e marina Costabela sirvam de exemplo", afirma Leana Bernardi, coordenadora Programa Bandeira Azul no Brasil.


Segundo ela, Ubatuba, Fernando de Noronha e o Estado de Alagoas já demonstraram interesse em obter a Bandeira Azul para as próximas temporadas.


Uma praia pode candidatar-se para a Bandeira Azul se for oficialmente uma área de banho com pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água e tiver livre acesso em qualquer sentido e direção.


Uma marina pode obter o selo se for oficialmente uma área para barcos de passeio em águas costeiras ou interiores. A marina pode ser parte de um complexo portuário maior desde que esteja claramente demarcada e separada e dessas outras atividades.



Como é um selo internacional, a promoção turística da cidade do Guarujá se tornará mais evidente para os estrangeiros, muitos deles preocupados com toda a questão ambiental, terão mais uma nova opção de visitação no nosso país, e que os brasileiros também possam conhecer está Praia e desfrutar da sua beleza que tem uma natureza abençoada.



Abraço,

Dennis Santos

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SPFW está inadimplente com Ministério do Turismo!



O grande evento da moda no Brasil... A São Paulo Fashion Week está inadimplente com o Mtur por um convênio de 300 mil firmado em 2007 para o evento de inverno de 2008.



Qualquer dias desses, a PF entrará na passarela e renderá as modelos: - Vamos, passe o vestido ou se não estará presa... exagero da minha parte!!


Os números da semana da moda brasileira impressionam, são mais de 1 milhão de visitantes em 10 anos, média de 350 modelos e mais de 2 mil jornalistas credenciados a cada edição e estima-se que em negócios diretos e indiretos, movimente cerca de R$ 1,8 bilhão nos dois eventos que acontecem a cada ano.


E mesmo devendo, o Instituto Nacional de Moda e Desing (In-Mod) que organiza o SPFW, já fechou três convênios com Ministério do Turismo, mas o relativo à edição de inverno de 2008, firmado em 2007, no valor de R$ 300 mil, ainda apresenta problemas. De acordo o ministério, a In-Mod não apresentou todos os documentos exigidos, e, na análise das contas, foram encontradas ressalvas técnicas e financeiras.



Segundo a assessoria de imprensa do Instituto, os problemas referem-se apenas à exigencia de apresentação de fotos do evento e a inclusão de declaração de depoimento de uma autoridade que o evento ocorreu de fato. Cadê essa autoridade que não aparece...


Há quase 500 convênios irregulares firmados pelo Ministerio do Turismo entre 2003 e 2009, e o rombo chegam a R$ 80 milhões de reais.


De acordo as regras, as instituições inadimplentes ficam proibidas de receber novos recursos do ministério enquanto não regularizarem a situação.


A falta de prestação de contas ou de comprovação de que o evento foi realizado é uma das causas mais comuns para caracterizar inadimplência. Os convênios foram fechados nas gestões dos ministros Walfrido dos Mares Guia, Marta Suplicy e Luiz Barreto.


Agora é espera as noticias de prestação de contas do ex-ministro Pedro Novais e do atual Gastão Vieira...

fonte: Luiz Nassif on line.



Abraço,



Dennis Santos

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bacharel em Turismo é excluído do Cadastur!










No dia seguinte da comemoração do Dia do Bacharel em Turismo instituído pela lei federal 10.457/2002, o Ministro do Turismo, Sr Gastão Dias Vieira, publicou a portaria 194 que revoga a normativa 431 de 12 de agosto de 2002, que deliberava o cadastro desses profissionais no Cadastur.


A portaria também TRANSFERIU O CONTEÚDO DA BASE DE DADOS dos bacharéis em turismo para Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo – ABBTUR Nacional. Nenhuma atribuição foi repassada como responsabilidade ou obrigatoriedade do cadastramento.
O Cadastur tinha pouco mais de 800 bacharéis cadastrados.


O Instituto Brasileiro de Turismólogos enviou ofício ao Ministério do Turismo solicitando maiores informação sobre a decisão e tão logo receba será amplamente comunicada aos profissionais do país.Acesse na integra a portaria 194/2011 em http://www.turismologos.org.br./




Vamos aguardar as informações solicitadas!!



Um abraço,

Dennis Santos

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Queremos aeroporto já!!!









No mês de julho, o Ministério do Turismo (MTur), registrou um recorde de embarques e desembarques domésticos, com isso, apontam para um crescimento de demanda de passageiros e o consequente aumento no movimento em aeroportos regionais, identificando locais prioritários para investimentos em infraestrutura aeroportuária regional.



A meta é estimular o desenvolvimento das rotas de baixa e média densidade de tráfego e o aumento do número de cidades e municípios atendidos pela aviação regional.



" Olha a Copa do Mundo aê... gente!! "




Não vejo a hora disto sair do papel, porque irá aproximar distâncias e ampliar a gama de turistas para essas regiões e alavancar o setor como um todo, promovendo expansão da hotelaria, dos restaurantes e dos atrativos turísticos.


Na nossa região, duas propostas estão em pauta para um aeroporto metropolitano, uma no Guarujá, em uma área que pertence a Aeronáutica - Base Aérea de Santos, e a outra, que está praticamente formatada e já com alguma infraestrutura para receber passageiros, ficam em Itanhaém.


A aviação regional tem apresentado o maior altos índices de crescimento do setor aeroviário, com resultados significativos nas operações das companhias, que chegaram a 123,9% de crescimento no primeiro semestre de 2011, comparado ao mesmo período de 2010. (fonte: Mtur)



123,9%, isso mesmo...


" Cento e vinte e três virgula nove porcento "





Se realmente esse aeroporto sair, virá para atender e diminuir um cancêr que devasta muitas cidades turísticas deste país: Sazonalidade!!





Então...


Mobilização geral na região!!!




- QUEREMOS AEROPORTO!!


- QUEREMOS AEROPORTO!!




Abraço,


Dennis Santos

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Agitado, Guarujá é balneário desde 1893

Por: Silvio Cioffi, Editor de Turismo | Folha.com

Quem vivenciou o Guarujá dos anos 1960 e 1970 lembra do agito do centrinho, das sorveterias e das sessões do cine Praiano, do prédio do velho (desativado) do Cassino, das fisionomias conhecidas. Mas imagine quem passeou nesse balneário, aberto em 1893, no início do século 20?

A 86 km de São Paulo, Guarujá, município desde os anos 1930, teve traçado planejado.
Tudo teve início quando três paulistas endinheirados tiveram a ideia de construir um balneário chique e europeizado adquirindo a Companhia Balneária de Santo Amaro do quatrocentão Antonio da Silva Prado.
Elias Pacheco e Chaves, Elias Fausto Pacheco Jordão e Valêncio Teixeira Leomil foram os pioneiros por trás do projeto e, em 1892, chegaram ao porto de Santos os bangalôs pré-fabricados de madeira que eles importaram de Rhode Island (EUA).

Anos depois, a companhia do balneário (então chamada Prado, Chaves & Cia.), que não ia tão bem assim, foi comprada pelo norte-americano Percival Farquhar, tido então pelo maior investidor privado no Brasil.

..:: Leia a matéria completa e veja as fotos no Folha.com

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ABBTUR São Paulo celebra Dia do Bacharel em Turismo com palestras


A ABBTUR São Paulo convida a todos para participar do Evento Comemorativo do Dia Nacional do Bacharel em Turismo.

..:: Venha celebrar esta importante data assistindo às seguintes palestras:

Infraestrutura Brasileira para Eventos Esportivos na Copa 2014
Dino Gentille Diretor da Federação Paulista de Futebol

Sustentabilidade em Eventos
Heloisa Melillo Presidente do Grupo de Articulação Social H.Melillo
..:: Inscreva-se: abbtursp@abbtursp.com.br

..:: Evento gratuito vagas limitadas garanta a sua agora! ::..

..:: Apoio ::..

SESC SP

..:: Serviço ::..


..:: Info: http://www.abbtursp.com.br/ Facebook: ABBTUR São Paulo


Quando: 27/09 (terça-feira)

Horário: 19h às 22h

Onde: Sesc Pinheiros Rua Paes Leme, 195 (Sala de Atividades 1, 3º andar)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os novos ricos para consumir!!




No dia 22/09, saiu uma matéria no caderno de turismo da folha de São Paulo sobre o Guarujá, muito interessante e conta um pouco da história da cidade.

É fato que os tempos são outros e ainda escuto de pessoas sem noção... que o Guarujá perdeu o seu Glamour, hoje sofre com a violência, ex-prefeitos com administrações desastrosas e a que me deixa mais estarrecido: - que o Guarujá é cartão postal e de visitas dos novos ricos, que não tem educação e ficam pechinchando tudo que é possível para gastar na cidade.

Como pode uma pessoa dizer isso, se para girar a economia você precisa de pessoas com dinheiro para gastar, quer dizer consumir o que a cidade tem a oferecer, sua gastronomia, rede de hotéis com mais de nove mil leitos para todos os tipos de bolso e ainda as mais belas praias de toda a região, que por sinal são 27 e apenas uma, apenas uma com a balnebilidade imprópria, tudo isso no Guarujá.

Problemas a cidade tem como muitas outras e é claro que necessita de obras de infra estrutura, qualificação da mão de obra e melhorias dos serviços, segurança e etc... mas mesmo assim, não deixa a desejar para com outras cidades.
Como ignorar um crescimento econômico que é visível, basta ver os nossos aeroportos, hoje qualquer pessoa pode viajar de avião e mesmo assim, as empresas de transporte rodoviário não param de crescer.

Isso significa que... todos podem consumir o turismo nacional, basta ver os informes e os números do IBGE que segue:

A classe média vai continuar crescendo no Brasil e deve passar das 113 milhões de pessoas até 2014. A conclusão de um estudo do Ministério da Fazenda é a de que essa parcela da população será 56% de todos os brasileiros.
O relatório Economia Brasileira em Perspectiva mostra que a classe C já reúne 103 milhões de brasileiros. O ritmo de crescimento desta parcela da população, no entanto, será menor do que o observado entre 2003 e 2010. No período, esse grupo saltou de 66 milhões para o atual patamar – um crescimento de 56%.
Se mantidas as projeções do governo, nos próximos quatro anos, o crescimento da classe C será de 9,7%.
De acordo com o estudo, desde 2003, cerca de 37 milhões de brasileiros saíram da base da pirâmide social, onde ficam os mais pobres, e foram deslocadas para o meio da pirâmide.
De 2003 até 2014, a classe E será a que mais vai encolher, passando de 49 milhões de brasileiros, em 2003 (ou 28% da população), para 16 milhões em 2014 (8%). A classe D também deve diminuir, passando de 47 milhões de brasileiros (27% da população) para 40 milhões (20% da população).
Assim como a classe C, as classes A/B também terão crescimento. Em 2003, 13 milhões de brasileiros, ou 8%, estavam no topo da pirâmide social. Em 2014, os mais ricos serão 31 milhões (16%).
Consumo
O poder de compra das classes sociais de menor renda tem evoluído de forma consistente, de acordo com o ministério. De 2002 até 2010, aumentou a participação das classes C e D no ranking de potencial de consumo.
- A situação reflete as condições favoráveis da macroeconomia para as camadas de menor renda, como o aumento do salário mínimo, o controle da inflação, a geração de empregos o os benefícios sociais.
De acordo com o IBGE, estão nas classes A/B os brasileiros com renda familiar acima de R$ 5.100 (acima de dez salários mínimos). Na classe C, está a população com renda domiciliar entre R$ 2.040 e R$ 5.100 (de quatro a dez salários mínimos). Na classe D, aqueles cujos lares recebem entre R$ 1.020 e R$ 2.040 (entre dois e quatro salários mínimos). Os brasileiros da classe E têm renda domiciliar inferior a R$1.020 (dois salários mínimos).

A cidade que ignorar esses números e não se preparar... vai ficar de fora desse bolo econômico, abram os olhos!!


Abraço,
Dennis Santos

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Turismo nacional nas mão de quem? Parte III - A Final, espero...






Gastão Vieira tomou posse como novo Ministro do Turismo, com esse nome já fico de sobrancelhas levantadas! Pô, Gastão... vai gastar a minha paciência, rsrsrsrsrs



Espero que como desafio que lhe espera, que é estruturar uma indústria que movimenta bilhões de dolares e de euros pelo mundo, indústria esta que, como os megaeventos esportivos deixam cada vez mais perceptível que movimentará também bilhões de reais.


E que essa fatia do bolo seja dividida com a grande maioria dos brasileiros, não falo apenas na questão do dinheiro, moeda corrente, mas sim, do legado que ficará para nós, principalmente na infraestrutura e nos serviços... esqueçam os superfaturamentos, infelizmente os tubarões estão soltos, que é uma pena!!


Importante salientar a necessidade da criação de programas que promovam as qualidades bilíngues do profissional da área turística, então gente... corram para falar outro idioma, ficar de fora e não poder ganhar um dinheirinho, é mui... difici!!


Algo positivo, O Gastão já manifestou, irá buscar parcerias com o sistema S, que emgloba o SESC, o SEBRAE e o SENAC.



Qualidade e profissionalismo a vista... hummmmmmmm, que maravilha será esse Pais!!


Gastão, com essas palavras você já começou com pé direito e torço para que nada interfira no seu caminho!!

É claro que com a Copa do Mundo batendo na nossa porta, obrigou o poder público e a inicitiva privada a se mexerem, porque se não fosse o futebol, quem diria... o futebol, e que golaço!



Transformou o nosso país em um canteiro de obras, e olha... se não fosse o futebol, sei até quando estariamos com os metrôs abarrotados, nossas vias de acessos sem rumo, os aeroportos a beira de um desastre, os serviços não servindo e aí vai...


Abraço,


Dennis Santos

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista tem workshop de lançamento na Uniesp Guarujá

Prezados Colegas,

Escrevo para informar sobre o lançamento do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista que aconteceu no último dia 15, na Uniesp Campus Guarujá, paralelo a workshop sobre ‘Empreendedorismo & Empregabilidade’.


O evento fez parte da programação da Semana de Administração, Ciências Contábeis e Comércio Exterior, que reuniu cerca de cem alunos da Faculdade do Guarujá.

A ação é coerente a estratégia de comunicação do SEHLIPA, que pretende consolidar-se como um evento empresarial em segmentos distintos ao Turismo e a Hotelaria.

A [RH em Hospitalidade] promove o entendimento da Hospitalidade no contexto comercial, empresarial como um conceito transversal, ou seja, que emerge diariamente nas mais diversas e corriqueiras situações da rotina de trabalho.

..:: Serviço ::..

Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista
Quando? Março de 2012
Onde? Guarujá (SP)
Info: www.sehlipa.com
Blog: http://sehlipa.blogspot.com
Twitter: @sehlipa
Facebook: www.facebook.com/sehlipa
E-mail: sehlipa@rhemhospitalidade.com

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Workshop | Empreendedorismo & Empregabilidade

Caros colegas,

Convido-os a participarem de minha palestra em evento que marca o lançamento oficial do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (www.sehlipa.com).

Trata-se de um workshop sobre "Empreendedorismo & Empregabilidade" no qual levarei a discussão reflexões e práticas acerca desses temas correlatos.
Apresento a seguir os slides utilizados nessa apresentação!
Será um prazer contar com a presença de vocês!!

..:: Serviço ::..

Dia 15 de setembro, quinta-feira
Das 19h às 22h
Local: Uniesp | Campus Guarujá / Avenida Adhemar de Barros, 820

Um forte abraço!

Sucesso sempre,
Aristides Faria

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Setur SP lança projeto de peregrinação pelo litoral paulista!


Márcio França, secretário de turismo de SP, lança rota Passos dos Jesuítas - Anchieta

A Secretaria de Turismo de São Paulo promoveu na manhã do dia 13/09 a primeira ação do projeto Caminha São Paulo: a rota “Passos dos Jesuítas – Anchieta”. O evento foi realizado no Páteo do Colégio, no centro da capital paulista e contou com a presença do secretário de turismo de São Paulo, Márcio França.

Segundo ele, este projeto tem como objetivo o redescobrimento das belezas do litoral do Estado e a valorização da história. O primeiro roteiro do projeto é um caminho de peregrinação e contemplação pelo litoral paulista que vai de Peruíbe a Ubatuba, envolvendo 13 ciddes e 360 km.

No momento, será disponibilizada a etapa Peruíbe-Bertioga, que termina no Forte São João e tem 145 Km. "Todos os municípios participantes da rota O Passos dos Jesuítas estão se sensibilizando para aumentar seus produtos turísticos e atrair cada vez mais visitantes. Este é um incentivo à hotelaria, comércio e à integração da região do litoral como um todo", declarou. De acordo com o secretário, o projeto vai além da promoção turística das cidades.

Para França, o intuito é também dar uma nova visão ao Estado de São Paulo. "Queremos que a grande marca deste Governo (Alckmin) seja um novo Estado, com ousadia e criatividade, onde o turismo seja valorizado", disse. Segundo ele, o turismo é hoje a segunda maior fonte de renda e mundo e que em menos de quatro anos será a primeira. "O Estado de SP precisa voltar os olhos para esse dado e dar a devida importância a ele", ressaltou.

O projeto Caminha São Paulo ainda terá outras rotas, mais focadas em cidades no interior. Ao todo serão 350 cidades envolvidas em cerca de oito roteiros. Além do jesuíta Anchieta, entre os homenageados podem estar Borba gato, Padre Manoel da Nóbrega, Fernão Dias e outras personalidades que contribuíram para o desbravamento de São Paulo.

Abraço,

Dennis Santos

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O Turismo nacional nas mãos de quem? parte II



Esse ministro do turismo viaja mesmo...

Novamente outra notícia que desagrada a todos do setor, a boa agora é que ele tinha ou tem ainda, uma govenanta que recebia o seu salário dos cofres públicos.

A Senhora Doralice de Souza trabalhou em seu apartamento de 2003 a 2010 e era registrada como secretária parlamentar e a sua função era dar apoio administrativo ao deputado e a outros funcionários. Na verdade, Dora fazia tarefas no apartamento de Novais: cozinhava, organizava a casa e chefiava a faxina das diaristas...

Claro que viajava também né, ía até Rio de Janeiro e ao Maranhão, pois acompanhava o chefinho Novais e sua família nessas duras missões.


Mas isso foi até 2010, porque assim que assumiu como ministro do Turismo, a mulher foi contratada como recepcionista pela empresa Visão Administração, que tem um contrato de R$ 1,5 milhão para fornecer empregados administrativos ao Ministério.


Bem, nesse embrólio todo, acho que ela não se deu bem... saiu de secretária parlamentar para recepcionista, a tendência era ser transformar em uma "assessora parlamentar", uma chefe de gabinete ou até... deputada também, rsrs

Todos nós aplaudimos a criação do Ministério do Turismo pelo presidente Lula e o trabalho desenvolvido para colocar o Turismo como importante setor dentro da economia brasileira e fonte de geração de emprego e renda, agora ficamos envergonhado com essas notícias.

"O Turismo como atividade produtiva não merecia essa viagem com destino incerto"


Agora é esperar o Ministro Pedro Novais esclareça para a presidenta Dilma Rousseff as novas denuncias de corrupção divulgadas contra ele.

Um abraço,

Dennis Santos

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

11.09 | Não precisamos de mais problemas

Olá pessoal,

Os acontecimentos da última década motivados – ao menos ideologicamente – pelos atentados terroristas do fatídico “11 de setembro” originaram dados quantitativos que me surpreenderam. O mais incompreensível deles é o fato de que as guerras e contra-guerras da “década perdida” causaram 900.000 mortes de civis, o que significa mais de 300 vezes o número de mortos pelos atentados.

Só isso basta para resumir meu sentimento quanto as pessoas mortas naquela ocasião, mas também quanto aos anônimos sobreviventes e as famílias e amigos de ambas partes. Trauma. Ruptura. Dor. Esperança. Saudades.Que impere a vida.
São múltiplas as impressões e reflexões possíveis. São diversas as compreensões e incompreensões advindas dessas incongruências. A “guerra pela paz” é tão – e/ou mais – inócua quanto a retaliação irresponsável não contra (supostas) armas químicas, (supostos) terroristas, (supostos) golpes de Estado e coisas do gênero.
Espero que as décadas vindouras e, sobretudo, as pessoas que a governarão e as quais serão governadas durante esse tempo saibam harmonizar interesses e a luta de classes (seja lá qual for a compreensão acerca disso) converta-se em um intenso, enriquecedor e permanente compartilhar.



Não precisamos de mais problemas... “We don’t need no more trouble”!

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria
[RH em Hospitalidade]

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vídeo turístico: Costa da Mata Atlântica

Meliá Hotels International incorpora 110 novos trabalhadores formados em sua Escuela de Hostelería de Granada


A Meliá Hotels International segue comprometida com a formação e criação de emprego, e além de Granada, espera levar a experiência à Sevilha.

A Meliá Hotels International demonstra seu compromisso com a Escola de Hotelaria que a companhia mantém em Granada, em colaboração com o Conselho de Empregos da Junta de Andaluzia, e segue apostando na formação e criação de postos de trabalho, contratando 110 alunos formados na XIX promoção. O excelente nível profissional que adquirem os estudantes durante sua formação permite sua imediata incorporação laboral na companhia e sua contribuição à cadeia de novos valores, ficando assim refletido o êxito da Escuela de Hostelería.

A colaboração que mantém a Escola com a Delegação Provincial de Empregos de Granada tem sido vital para poder levar o trabalho de formação dos alunos e sua posterior inserção no mercado de trabalho, tanto nos hotéis de Granada, em que realizam os cursos, como nos diversos hotéis que a Meliá Hotels International possui por toda a Espanha. De fato, as intenções de manter e ampliar esta colaboração permitirão à Escola ministrar neste próximo ano 3 cursos em Sierra Nevada.

A Meliá Hotels International, que opera 25 hotéis na Andaluzia - aportando mais de 1.500 postos de trabalho - opera em Granada hotéis urbanos e de montanha. Estes últimos, o Meliá Sierra Nevada e o Meliá Sol y Nieve, acolherão 45 pessoas em "exercícios extraordinários" em cozinha e restaurante. Por isso mesmo, dado o êxito do programa e as sinergias que gera para a companhia e para a sociedade, a cadeia começou a realizar cursos piloto durante 2011 em Sevilha, onde a Meliá Hotels International gestiona 4 hotéis.



..:: Sobre a Meliá Hotels International ::..

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluto do mercado espanhol. Na atualidade dispõe de mais de 350 hotéis distribuídos em 35 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de lazer e férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.

Em 2011, a companhia fundada por Gabriel Escarrer Juliá, e que durante décadas operou sob a denominação “Sol Meliá” empreende uma nova caminhada sob a marca que representa seu presente, e seu futuro: Meliá Hotels International.

..:: Meliá Hotels International no Brasil ::..

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra 14 empreendimentos, localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos, a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.

..:: Informações para a imprensa ::: Eliana Zani - Omnipress Comunicação Empresarial ::..

TRYP Higienópolis promove Paella Show

O hotel TRYP Higienópolis promoverá, no dia 23 de setembro, uma Paella Show ao vivo regada de muito talento e sensibilidade. Elaborada pelo chef Frasson, responsável pelo restaurante Giallo, a Paella Show é assim denominada porque logo que começa a ser preparada, vira o centro das atenções dos presentes.

O evento será no próprio restaurante do hotel, que estará especialmente preparado para receber os apreciadores deste prato tão saboroso e pessoas que ainda não conhecem a cozinha espanhola, mas que possuem curiosidade em experimentar a culinária de Valência - Espanha.

O jantar contará com a apresentação de dança cigana com o dançarino Daniel Manzionia, fazendo com que os clientes se sintam absolutamente ambientados e mergulhados no mais puro e verdadeiro espírito espanhol.

..:: Serviço ::..

Onde: TRYP Higienópolis – Restaurante Giallo.
Quando: 23 de setembro de 2011, a partir das 20h
Quanto: R$ 72 por pessoa

* Crianças até 10 anos pagam 50% do valor por pessoa.

Estacionamento até 3 horas: R$ 10

..:: Informações e reservas: (11) 3665-8200 ou e-mail: tryp.higienopolis@solmelia.com

..:: Sobre o TRYP Higienópolis ::..

O TRYP Higienópolis está localizado no sofisticado e tradicional bairro de Higienópolis. O hotel fica próximo da Praça Buenos Aires - Inaugurada em 1916, e a poucos minutos do charmoso Shopping Pátio Higienópolis, além de fácil acesso para o centro da cidade e pontos turísticos de São Paulo como, Edifício Copan, Terraço Itália, Teatro Municipal e o Mosteiro de São Bento. O hotel conta com 252 apartamentos, um restaurante especializado em cozinha internacional (Giallo), (sala de eventos para capacidade de até 120 pessoas com completa infraestrutura de serviços com equipamento audiovisual de alta tecnologia), business center, fitness center, sauna seca e piscina externa.

..:: Restaurante Giallo ::..

Capacidade: 100 pessoas – Acesso a deficientes físicos, ar condicionado e música ambiente.

Horários de atendimento: Segunda a Domingo – 12h/15h e 18h/22h

Formas de pagamento: Dinheiro, cheque e cartões de crédito – Master Card, Visa, American e Diners

Rua Maranhão, 371. Higienópolis - São Paulo
Fone: (11) 3665-8200

..:: Informações para a imprensa ::: Eliana Zani - Omnipress Comunicação Empresarial ::..
Fone: (11) 3976-0225 | 9781-2402

Sol Hotels reinventa sua experiência de férias sob um original conceito “Com ou Sem?”, que promove através do Facebook

Férias com crianças ou sem crianças? Essa é a pergunta que a Sol Hotels faz aos seus fans no Facebook e cuja resposta define a nova segmentação de sua oferta de lazer e férias. Sob o original conceito de “Com ou Sem?”, a Sol Hotels proporciona a seus clientes dois tipos diferentes de experiências: hotéis "Com" crianças, para desfrutar com toda a família; e hotéis "Sem" crianças, que é o mesmo, só que para adultos. Assim, para dar conhecimento à sua nova segmentação, a marca acaba de lançar um concurso através do endereço www.facebook.com/sol-hotels



Mediante este concurso os fans deverão eleger um entre os divertidos vídeos que a Sol Hotels criou para a ocasião, e que representam os dois tipos de férias que propõe a seus clientes. Entre todos os participantes serão sorteadas três estadas de quatro dias/três noites para duas pessoas em um de seus hotéis "Adults Only": Sol Menorca (Menorca), Sol Cala Blanca (Mallorca) e Sol Ibiza (Ibiza), todos localizados na Espanha. Além disto, os ganhadores poderão divulgar este concurso a todos os seus amigos no Facebook.

..:: Férias em família ou só adultos ::..

Dentro do conceito "Com" crianças, como novidade em 2011, a marca Sol Hotels reforçou sua oferta familiar incorporando os personagens da série de televisão Lazy Town nos programas de animação infantil de seus hotéis (atualmente projeto piloto nos empreendimentos Sol Guadalupe e Sol Gavillanes, em Mallorca e Menorca respectivamente), com o objetivo de fomentar entre as crianças o estilo de vida saudável que inspira a popular série.
O acordo com Lazy Town se soma a outro de seus produtos mais característicos: os estabelecimentos tematizados dos Flintstones, que contam com quartos, instalações e atividades de animação inspiradas nos personagens da série, que se converteram em um produto muito atrativo para as férias em família.
Por outro lado, respondendo ao conceito "Sem" crianças, o hotel Sol Menorca converteu-se este ano em estabelecimento "Só Adultos", para maiores de 15 anos, somando-se à oferta do Sol Cala Blanca (Mallorca) e Sol Ibiza, que atendem à demanda de clientes que buscam um entorno mais relaxado para suas férias e atenção aos detalhes.

..:: Sobre a Sol Hotels ::..

Os hotéis Sol são estabelecimentos ideais para desfrutar de férias divertidas, sempre em um entorno simples e funcional. Localizados nos principais destinos turísticos do Mediterrâneo e do Caribe, os hotéis Sol contam com confortáveis apartamentos, uma ampla gama de restaurantes e bares, piscinas de tamanho grande e um extenso programa de atividades a la carte pensadas para que todos os hóspedes, desde os mais pequenos aos mais adultos, desfrutem ao máximo seus dias de lazer.

..:: Sobre a Meliá Hotels International ::..

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluto do mercado espanhol. Na atualidade dispõe de mais de 350 hotéis distribuídos em 35 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de lazer e férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.

Em 2011, a companhia fundada por Gabriel Escarrer Juliá, e que durante décadas operou sob a denominação “Sol Meliá” empreende uma nova caminhada sob a marca que representa seu presente, e seu futuro: Meliá Hotels International.

..:: Meliá Hotels International no Brasil ::..

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra 14 empreendimentos, localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos, a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.

..:: Informações para a imprensa ::: (11) 3976-0225 ::..

A Meliá Hotels International incorpora seu sexto hotel na Bulgária: Sol Marina Palace


O hotel está localizado na região turística de Nessebar, ao sul do Mar Negro

A Meliá Hotels International acaba de anunciar seu sexto hotel na Bulgária, o Sol Marina Palace, um resort de lazer e férias, de quatro estrelas, com 128 apartamentos localizados em Nessebar que reforça a oferta da companhia espanhola em um dos principais destinos dos Balcãs, onde aumentou consideravelmente o número de visitantes nos últimos anos, atraídos por sua riqueza natural e pelas belíssimas praias do Mar Negro.

O hotel, um estabelecimento inaugurado em 2004, foi incorporado ao portfólio da Meliá Hotels International e será operado a partir do verão de 2012 por sua marca de lazer Sol Hotels, somando-se aos outros resorts que estão na região.
O Sol Marina Palace foi construído sobre uma superfície de 2.350m2 e dispõe de 128 apartamentos, um restaurante principal para 140 pessoas, quatro bares (um deles na cobertura, com vista panorâmica) e spa no último andar do hotel, equipado com piscina, sauna jacuzzi, cabines de massagem, área de fitness e solário. O hotel conta, além disto, com duas salas de reunião para a realização de qualquer tipo de evento, com capacidade para 97 e 140 pessoas respectivamente.
A Meliá Hotels International iniciou sua expansão na Bulgária no ano de 2007 com a abertura do Meliá Grand Hermitage, um hotel 5 estrelas de 727 apartamentos frente ao mar, localizado a 17 quilômetros da cidade de Varna, a segunda maior do país. Por outro lado, a companhia conta com outros quatro resorts de lazer, operada pela sua marca Sol Hotels: Sol Nessebar Bay (333), todos eles frente ao mar e junto à localidade de Nessebar; e Sol Luna Bay Resort (458), junto à localidade de Bjala.

..:: Sobre a Meliá Hotels International ::..

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluto do mercado espanhol. Na atualidade dispõe de mais de 350 hotéis distribuídos em 35 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de lazer e férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.

Em 2011, a companhia fundada por Gabriel Escarrer Juliá, e que durante décadas operou sob a denominação “Sol Meliá” empreende uma nova caminhada sob a marca que representa seu presente, e seu futuro: Meliá Hotels International.

..:: Meliá Hotels International no Brasil ::..

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra 14 empreendimentos, localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos, a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.





..:: Informações para a imprensa ::: Eliana Zani - Omnipress Comunicação Empresarial ::..
(11) 3976-0225 | 9781-2402

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A vez do turismo náutico no Brasil

Após a assinatura do decreto nº 6759, em 5 de fevereiro de 2009, a mais de 02 anos, pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva, que regulamenta a administração das atividades aduaneiras, a fiscalização, o controle e a tributação das operações do comércio exterior, milhares de turistas e velejadores, que passeiam com seus barcos pelo mundo, começaram a enxergar o Brasil como um dos destinos com maior vocação para o desenvolvimento do turismo náutico do mundo.
Tudo isso, graças aos 8 mil quilômetros da costa brasileira banhados pelo Oceano Atlântico, com incontáveis ilhas e rios navegáveis, combinados a excelentes condições marítimas e a ausência de fenômenos naturais, como furacões.
Num passado recente, qualquer barco que chegasse ao país teria um prazo máximo de três meses (prorrogável, uma única vez, por igual período) para ficar em águas brasileiras, com a condição de que seu proprietário também permanecesse no Brasil. Ao final desse tempo, caso não partisse com a sua embarcação, a multa a ser paga era de 100% do valor barco.
Com a publicação do decreto, a permanência do barco, além de ter sido dissociada do visto do proprietário, aumentou de três meses para dois anos. Assim, além de permitir que os visitantes aproveitem melhor toda riqueza natural e cultural da costa e do interior do Brasil, facilita a situação de turistas estrangeiros que tenham de se ausentar do país, sem levar consigo a embarcação, mas que tem interesse em retornar em breve.
Cidades como Guarujá, devem começar a investir em mão de obra e criação de estruturas para a recepção, gerando também postos de trabalho e contratação de serviços de manutenção e marinheiros.
Importante lembrar que os trabalhadores desse tipo de embarcação, em assembléia geral que aconteceu no dia 21/04/2010, por aclamação dos participantes, aprovou a fundação do Sindicato dos Trabalhadores Aquaviários do Guarujá e Região, o SINTAGRE.
Agora temos outro nicho de mercado que podemos explorar e desenvolver econômicamente a região, pois esse público tem um alto poder aquisitivo, quer dizer... muita grana!!

Um abração,

Dennis Santos