Feiras de Turismo são excelentes oportunidades para fazer contatos, mas não são todos os profissionais que sabem realmente tirar o máximo proveito desses eventos.
Três coisas devem ser analisadas:
- Perfil do público da feira
- Perfil do público da feira
- Segmentação e metas do destino (cidade)
- Orçamento anual de viagens.
Mas vamos às decisões corretas em relação à participação em feiras, partindo do pressuposto que a agenda já foi definida "racionalmente" e com prévio planejamento.
O primeiro desafio é conseguir a atenção dos potenciais agentes de viagens ou jornalistas em meio de tanto ruído, luzes, distribuição de brindes e outros fornecedores. Depois disso vem a tentativa de mantê-los no seu stand. Afinal, quanto mais agentes de viagens visitarem seu stand, mais cartões de visita você coletará e mais potenciais capacidade da promoção e venda do destino você terá. Falando nisso, que tipo de stand atrai mais agentes?
Seguem algumas dicas:
Tenha pessoas simpáticas e com (real) conhecimento da sua cidade (destino). Elas devem ser extrovertidas o suficiente para começar uma conversa com pessoas que param ou estão passando.
Tenha pessoas simpáticas e com (real) conhecimento da sua cidade (destino). Elas devem ser extrovertidas o suficiente para começar uma conversa com pessoas que param ou estão passando.
O fator humano é, de longe, o mais importante para atrair os agentes ao stand. Invista nisso.
Use imagens e iluminação de maneira criativa e não esqueça que o stand deve ser avistado de longe.
Ofereça experiências. Se na sua cidade existe um hotel que tem um SPA, ofereça "quick massages", por exemplo.
A lembrança daquela sensação poderá tornar-se a coisa mais importante na memória do agente após o evento.
Invista na diversão. Jogos (como vídeo games temáticos) e profissionais do entretenimento (adequados ao posicionamento da sua cidade) podem ajudar. Isso atrai pessoas. Mas mantenha sempre o staff interagindo com os agentes e prontos a responder qualquer pergunta sobre a cidade (destino).
Ofereça brindes exclusivos (se possível, feitos exclusivamente para a feira) com o logo do destino, homepage e telefone central. Itens promocionais sempre podem direcionar pessoas ao seu site.
Mas seja criativo. Nenhuma marca consegue mais se diferenciar na mente do consumidor com os "batidos" post-its, canetas, sacolas e calendários. Antes de confeccionar centenas de brindes irrelevantes, pergunte-se qual o valor percebido pelo agente. * Tenha sempre bebidas (não há necessidade de serem alcoólicas) e aperitivos.
Depois de tanto caminhar entre os stands, é comum os agentes estarem com fome ou sede. Isso também ajuda a atrair pessoas ao seu stand.
Organize um torneio ou sorteio. Um final de semana com direito a um jantar na cidade e um passeio, aumenta o volume de agentes no stand.
Mas lembre-se do objetivo principal da feira: contatos.
Sou muito fã da tradicional ficha a ser preenchida com dados cadastrais para concorrer a prêmios que despertem o desejo de todos!
Além disso, o comportamento de forma (ultra) profissional faz toda a diferença.
Veja algumas dicas:
Fique a maior parte do tempo no seu stand (não é muito elegante fazer um agente passar a segunda vez procurando por você). Além disso, mantenha o staff bem treinado para que você possa circular de vez em quando sem que a qualidade do atendimento caia.
Sorria! Gostamos de negociar com pessoas agradáveis. O sorriso é um convite para as pessoas se aproximarem. Mas que seja um sorriso natural. Seja simpático sem ser insistente.
Comece as conversas perguntando sobre o negócio do agente, seu segmento de mercado, seus interesses e cidade onde mora, por exemplo.
Faça com que os pricinpais atrativos e infraestrutura do destino (cidade) fluam naturalmente ao longo da conversa.
Fale com segurança, não com arrogância. Seja ético e respeite a concorrência.
Demonstre seu interesse através da linguagem corporal também. Olhe nos olhos, mantenha postura correta e uma expressão facial agradável. Muito fácil se dispersar em um ambiente com tantos estímulos visuais e auditivos. Tenha foco!
Dica: Fique com o cartão da pessoa na mão e converse com ela chamando-a pelo nome o tempo todo, outra dica... a maioria dos agentes estão com as credenciais penduradas no pescoço. Segure com respeito, olhe constantemente e dê importância ao cartão. Mostre o quanto ela é importante para seu destino.
Troque cartões de visitas. Sei que é óbvio, mas já vi inúmeros servidores e agentes dizendo que seus cartões acabaram. Por garantia, leve duas vezes mais cartões do que o previsto. Isso demonstra organização e profissionalismo.
E as recomendações abaixo não são passíveis de negociação:
Totalmente proibido no stand: beber, fumar ou comer.
Lembre-se que uma feira é um encontro comercial e não social. Faça isso em ambientes próprios no pavilhão, mas longe de seu stand.
Para finalizar, não poderia deixar de dar um recado aos Prefeitos e aos Secretários de Turismo.
Que pelo menos os servidores voltem da feira com um prévio agendamento de um Press-trip ou um Famtour. Uma das formas de promover e estimular as vendas dos agentes ou jornalistas na região em que trabalha, é convidá-los para conhecer e ver as possibilidades de criarem pacotes turísticos do destino (cidade), um final de semana, seria o suficiente para a ação.
Comprometer todo o trade turístico do município que participe e esteja engajado junto com poder público na promoção do destino (cidade).
Importante trabalharem aqueles cartões arrecadados nas feiras, enviando mailings semanalmente da programação e das atividades de lazer do destino (cidade).
Mas a dica final é investir no contato humano sincero. Isso sim fará a diferença na captação de futuros negócios.
Um Abraço,
Dennis Santos