A praia do Tombo, no Guarujá (SP), e a marina Costabela, em Angra dos Reis (RJ), conseguiram a renovação da certificação internacional Bandeira Azul para a temporada 2011/2012.
O resultado foi divulgado nesta quarta-feira(04/10) pelo Instituto Ambiental Ratones, responsável pela iniciativa no Brasil.
A Bandeira Azul foi criada em 1985 na França, está presente em 3.650 praias e marinas em 44 países e é uma referência mundial de balneabilidade e organização.
Os dois locais foram os únicos no Brasil a obter a certificação na temporada passada e a conseguir a renovação para o próximo verão. A praia do Tombo no Guarujá, é uma das menores da cidade, são 32 quarterões e sua área territorial é de 3,6 quilômetros quadrados, correspondendo a 2,58% da área do munícipio. A praia do Jurerê, em Florianópolis, também ganhou o selo internacional, mas o perdeu em janeiro deste ano depois de descumprir critérios ambientais devido ao lixo na areia.
Para a conquista do selo foi necessário qua a praia estivesse dentro dos 33 critérios, na Praia do Tombo, somente 32, já que a mesma não possuí arrecifes.
Para o selo ser mantido, os critérios são atendidos diarimente para que, assim, a Bandeira continue hasteada.
Esse critérios são divididos em quatros grupos: educação ambiental, gestão ambiental, segurança e qualidade da água.
"Gostaríamos de ter mais praias e marinas inscritas, mas, como é um programa que prima muito pela clareza, os municípios têm medo de não serem aprovados. Esperamos que a praia do Tombo e marina Costabela sirvam de exemplo", afirma Leana Bernardi, coordenadora Programa Bandeira Azul no Brasil.
Segundo ela, Ubatuba, Fernando de Noronha e o Estado de Alagoas já demonstraram interesse em obter a Bandeira Azul para as próximas temporadas.
Uma praia pode candidatar-se para a Bandeira Azul se for oficialmente uma área de banho com pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água e tiver livre acesso em qualquer sentido e direção.
Uma marina pode obter o selo se for oficialmente uma área para barcos de passeio em águas costeiras ou interiores. A marina pode ser parte de um complexo portuário maior desde que esteja claramente demarcada e separada e dessas outras atividades.
Como é um selo internacional, a promoção turística da cidade do Guarujá se tornará mais evidente para os estrangeiros, muitos deles preocupados com toda a questão ambiental, terão mais uma nova opção de visitação no nosso país, e que os brasileiros também possam conhecer está Praia e desfrutar da sua beleza que tem uma natureza abençoada.
Abraço,
Dennis Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor,
Agradeço sua participação!
Mantenha contato!
Dennis Santos