Páginas

terça-feira, 16 de maio de 2017

Semana marca publicações de professor do curso de Turismo do IFSP Câmpus Cubatão em eventos internacionais

Produção científica do professor Aristides Faria, do IFSP Câmpus Cubatão, é apresentada em congressos realizadas em Portugal e Dinamarca.

Professor Aristides Faria, atuante no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão), obteve aprovação de dois trabalhos científicos a serem apresentados em congressos internacionais.

A primeira apresentação se dará na conferência internacional INVTUR, promovida pela Universidade de Aveiro, em Portugal (https://www.ua.pt/invtur/), cujo tema central é “Cocriar o futuro do turismo”.

O estudo a ser apresentado intitula-se "Gestão de riscos inerentes ao turismo: estudo comparativo entre regiões turísticas de São Paulo e Minas Gerais, Brasil" e tem coautoria de Vanuza Bastos e da Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada, docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) – quem efetivamente apresentarão os resultados da investigação.

A pesquisa objetivou identificar os fatores que impactam de maneira positiva e/ou negativa na competitividade do setor de viagens e turismo em nível regional. Foram analisadas duas regiões turísticas: Estrada Real, em Minas Gerais, e Costa da Mata Atlântica, denominação que faz referência aos nove municípios que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista, no litoral de São Paulo.

Na Dinamarca, o trabalho intitulado “Aproximações entre Comunicação, Turismo e Gestão da Hospitalidade: um estudo empírico”, também em coautoria com a professora Beth Wada, será apresentado na CHME Research Conference (http://chme17.org), sediada pela University College of Northern Denmark (UCN).

O estudo objetivou promover reflexões sobre o potencial desenvolvimento de uma solução de base tecnológica capaz de auxiliar gestores de destinos turísticos e prestadores de serviços na tarefa de gerenciar as demandas de seus stakeholders (trabalhadores, consumidores, fornecedores, entes governamentais etc.).

É utilizado como exemplo o “Sistema Integrado de Gestão de Destinos Turísticos” (SIGESTur), que é fruto de projeto de iniciação científica desenvolvido no âmbito do Câmpus Cubatão e foi um dos dez finalistas no Camp de Inovação no Turismo, premiação promovida pelo Portal Panrotas – mídia especializada em turismo – e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que teve sua primeira edição realizada entre os dias 25 e 27 de novembro de 2016 na cidade de São Paulo.

No artigo é proposta discussão sobre as possíveis convergências entre turismo (espaços patrimoniais), hospitalidade (relacionamento entre os stakeholders) e comunicação (jogos pervasivos, aplicativos para dispositivos móveis e redes sociais).

..:: Mais informações ::..



CHME Research Conference: http://chme17.org

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

IFSP: Professor do curso de Turismo promove mapeamento do turismo regional

Projeto visa orientar a tomada de decisões de gestores públicos municipais atuantes na área do turismo sobre os rumos do setor para os próximos anos.

O professor Aristides Faria, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão), desenvolve desde 2014 ação autônoma e apartidária de mapeamento do turismo regional no litoral paulista.

A iniciativa compreende as cidades de BertiogaCubatãoGuarujáItanhaémMongaguáPeruíbePraia GrandeSantos São Vicente.

O projeto “Agenda Propositiva do Turismo” mobiliza anualmente profissionais da área para colaborarem com este diagnóstico, o que confere caráter participativo à proposta.

A primeira edição do projeto teve três frentes de ação concomitantes: a primeira foi uma pesquisa de opinião pública online voltada a profissionais, empresários e estudantes do setor; a segunda foi uma rodada de visitas técnicas aos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista; e a terceira foi uma série de reuniões com profissionais do setor para discutir, justamente, os resultados em levantamento àquela ocasião.

Os resultados foram apresentados em três atos públicos realizados na ETEC Aristóteles Ferreira, em Santos (SP), na UNIESP Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo, e na Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Itanhaém – cidade que veio sediar o Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA) (www.sehlipa.com), em 2016.

As conclusões da primeira edição do projeto foram compiladas em uma apresentação, a qual pode ser acessada por meio do link a seguir:


..:: Edição 2017 ::..

Conforme a proposta original do projeto, em 2014, ficou estabelecido que as visitações aos atrativos e equipamentos turísticos da região seriam realizadas periodicamente. Assim, durante o presente mês de janeiro, encontram-se em andamento as visitas aos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

A atualização do mapeamento proposto começou nesta segunda-feira (16) e deverá se estender por mais dois dias. Em seguida, os dados coletados serão tratados e analisados pelo professor, quem divulgará essas análises amplamente para discussão com os profissionais do setor.

Os interessados podem acompanhar os resultados preliminares da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista: Edição 2017 por meio da fanpage do projeto no Facebook:



Mais informaçõesaristidesfaria@ifsp.edu.br