Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

[RH] anuncia tema da palestra de abertura do SEHLIPA | Santos 2015

Aristides Faria, idealizador do SEHLIPA e promotor do evento, ministrará a palestra de abertura da quarta edição do Seminário.

"A ação governamental pode dinamizar o turismo regional". Esse será o tema de sua apresentação, que será seguida por falas de autoridades e profissionais do turismo paulista. Inicialmente, Aristides abordará o caso da “Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista”, projeto desenvolvido pela [RH em Hospitalidade] no ano de 2014.

Essa ação autônoma e apartidária foi destaque na imprensa regional e teve repercussão excepcional no sentido em que alertou a população em geral e, em especial, aos profissionais do setor para o fato de que muitos dos entraves para o desenvolvimento do turismo em âmbito regional têm conexão direta com a inoperânciainércia passividade do poder público.

Em 2014, Aristides Faria, motivado pelas atividades acadêmicas de seu curso de Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, empreendeu um estudo sobre o Programa Alegra Centro, importante política pública local de Santos (SP) que instituiu no ano de 2003 um amplo processo de revitalização da área central histórica do município.

Os resultados dessa pesquisa foram apresentados em relevantes eventos acadêmicos, inclusive, fora do Brasil. O material foi publicado no Congresso Internacional de Investigação Turística, realizado em Bogotá, Colômbia, no Congresso Latino Americano de Investigação Turística, que aconteceu em Neuquén, Argentina, no VI Congresso Brasileiro de Oceanografia (Itajaí, Santa Catarina) e no XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (Anptur), sediado em Fortaleza (CE).

Nesse sentido, o palestrante irá compilar uma série de exemplos de casos, projetos e ações realizadas recentemente em prol do fortalecimento do turismo regional. Sua fala será seguida por autoridades e profissionais do setor, cujos nomes serão oportunamente apresentados ao mercado.

..:: Sobre o SEHLIPA ::..

O projeto do SEHLIPA foi criado e lançado no ano de 2011. A primeira edição do evento foi realizada no município do Guarujá (2012), o segundo Seminário aconteceu em Praia Grande (2013) e a terceira edição do evento foi em São Paulo, em abril de 2014.

O público-alvo do projeto é composto por profissionais, empresários e autoridades atuantes no setor de turismo. O objetivo do SEHLIPA é criar espaço para relacionamento corporativo e geração oportunidades de negócios.

Informações: www.sehlipa.com | http://sehlipa.blogspot.com

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Santos é tema de estudos nas áreas de turismo e hospitalidade

Foto 1: Participação em Neuquén
Tratada como estudo de caso, a cidade foi tema de publicações científicas de pesquisador da área de turismo.

As cidades da Baixada Santista são reconhecidas, entre outros fatores, pela riqueza e diversidade natural e cultural. Cada vez mais turistas procuram a região em busca das praias durante os feriados ao longo do ano e a temporada de verão.

Os investimentos em hotelaria, por exemplo, vêm crescendo, assim como as oportunidades de emprego e renda também.

O diálogo permanente entre governo, iniciativa privada, terceiro setor e academia são essenciais para a dinamização do setor e, em conseqüência, o aumento da competitividade do destino turístico.

Conforme afirma o Professor Aristides Faria, do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, “o poder público – executivo e legislativo – pode e deve criar dispositivos legais que ajudem a harmonizar as relações entre os atores do setor; e as empresas têm de investir permanentemente na qualificação de sua oferta e na inovação de seus processos gerenciais.

Faria aponta, ainda, que “nesse meio de campo, estão as entidades do terceiro setor como os Sindicatos e demais associações, que representam a sociedade civil organizada e têm a obrigação de trabalhar em prol de suas categorias e membros”.

Em 2014, motivado pelas atividades acadêmicas de seu curso de Mestrado, Aristides publicou uma série de artigos e relatos de experiência sobre sua atuação na área de turismo na Região Metropolitana da Baixada Santista, em especial sobre o município de Santos.

Nascido em Santos, o pesquisador estuda o desenvolvimento do turismo nessa cidade desde o ano 2000, quando ainda cursava graduação em turismo. Defendeu seu trabalho de conclusão de curso sobre o assunto e desde então não parou de investigar sobre o setor na região.

Foto 2: Apresentação em Bogotá
Recentemente esses esforços foram coroados com duas publicações internacionais. Faria apresentou seus estudos sobre o conhecido programa Alegra Centro, que completou 10 anos em 2013, no Congresso Internacional de Investigação em Turismo, realizado em Bogotá, na Colômbia, (foto 2) e no VI Congresso Latino-Americano de Investigação em Turismo, que ocorreu em Neuquén, na Patagônia Argentina (foto 1). Nessas ocasiões o material foi compartilhado com docentes e pesquisadores de várias partes do mundo.

 No Brasil, o material foi publicado nos anais do XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo, realizado em Fortaleza (CE), e no VI Congresso Brasileiro de Oceanografia, que aconteceu em Itajaí (SC).

Em cada publicação, o autor afirma proporcionar um novo olhar sobre o estudo, a cidade e a micro-região do Centro Histórico de Santos, caso que tem atraído olhares acurados de pesquisadores mundo afora.

Sobre o autor:

Aristides Faria, é Bacharel em Turismo (Unisul, 2002), Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC, 2003), MBA em Gestão de Projetos (Unisantos, 2013) e Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2013-2015). Membro suplente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (2009-2012 e 2013-2015). Consultor e Palestrante da [RH em Hospitalidade], empresa promotora do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista.

Novo Mundo | Relações Públicas
Cristian Alves | Diretor | CONRERP/2: 4330
(13) 97408-3050 | 35*26*27810 | cristian.alves@novomundo.rp | novomundorp.com

terça-feira, 25 de novembro de 2014

[RH] renova parceria com o IBISTur em torno do IV SEHLIPA

Entidade participa do projeto desde sua criação em 2011 e, agora, renova apoio ao projeto, que tem sua próxima edição agendada para 25 de abril de 2015, em Santos.

[RH em Hospitalidade], empresa promotora do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA), renova apoio institucional do Instituto Brasileiro de Inclusão Social no Turismo (IBISTur) ao evento, que acontecerá em Santos (SP) no dia 25 de abril do próximo ano.

O acordo firmado nas pessoas do Prof. Aldemir Almeida, diretor executivo do Instituto, e do idealizador e promotor do evento, Aristides Faria, consolida o Seminário como importante ação para a dinamização do turismo regional.

Comunicação & Relações governamentais”, este será o tema do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA) para o próximo ano.  A [RH em Hospitalidade], empresa promotora do evento, buscou renovar a parceria estratégica estabelecida com o IBISTur desde 2011.

Ambas organizações atuam e “militam” no turismo da Região Metropolitana da Baixada Santista há muito tempo e, por ocasião da participação no quadro de associados do Santos e Região Convention & Visitors Bureau já em 2010, passaram a compartilhar de ações como o SEHLIPA.

..:: Sobre o IBISTur ::..

O Instituto Brasileiro de INclusão Social no Turismo (IBISTur) e uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) sem fins lucrativos, fundada em fevereiro de 2007 por profissionais do Turismo com ampla experiência no brasil e exterior, para promover o Turismo Sustentável com Responsabilidade Social e Ambiental.

Informações: www.ibistur.org

..:: Sobre o SEHLIPA ::..

O projeto do SEHLIPA foi criado e lançado no ano de 2011. A primeira edição do evento foi realizada no município do Guarujá (2012), o segundo Seminário aconteceu em Praia Grande (2013) e a terceira edição do evento foi em São Paulo, em abril de 2014.


O público-alvo do projeto é composto por profissionais, empresários e autoridades atuantes no setor de turismo. O objetivo do SEHLIPA é criar espaço para relacionamento corporativo e geração oportunidades de negócios.

Informações: www.sehlipa.com | http://sehlipa.blogspot.com

Foto: Orla da Ponta da Praia, Santos (SP) / www.srcvb.com.br

domingo, 23 de novembro de 2014

SEHLIPA | Santos 2015: organizadores anunciam data oficial do evento


Reunião entre organizadores do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista, realizada nessa sexta-feira (21), define data do evento: 25 de abril do próximo ano.

Website: www.sehlipa.com

Blog: http://sehlipa.blogspot.com

Facebook: www.facebook.com/sehlipa

sábado, 22 de novembro de 2014

SEHLIPA | Santos 2015: organizadores anunciam data oficial do evento

Reunião entre organizadores do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista, realizada nessa sexta-feira (21), define data do evento: 25 de abril do próximo ano.

A tarde da última sexta-feira, 21 de novembro de 2014, marcou a definição da data oficial de realização da quarta edição do Seminário de Hospitalidade | Santos 201525 de abril.

Diferente das edições anteriores, a equipe do projeto escolheu realizar o SEHLIPA em um sábado em vista da demanda apresentada pelo público paulistano interessado em participar do Seminário. Dentro de pouco tempo os organizadores do evento anunciarão o local e a programação do SEHLIPA | Santos 2015.

O tema central, anteriormente apresentado ao mercado, será “Comunicação & Relações governamentais”. Os palestrantes e painelistas levarão a discussão tendências e propostas para o turismo regional.

A primeira palestra está confirmada! Aristides Faria, idealizador do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista, apresentará o case “Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista” (fanpage do projeto), projeto desenvolvido em 2014 pela [RH em Hospitalidade]. Os demais comunicadores serão anunciados em breve pela organização do evento.

Outro destaque fica por conta dos apoiadores já confirmados. A quarta edição do SEHLIPA tem o apoio institucional do Santos e Região Convention & Visitors Bureau (SRC&VB), do Observatório da Comunicação Institucional (OCI) e do Instituto Brasileiro de Inclusão Social no Turismo (IBISTur).

..:: Sobre o SEHLIPA ::..

O projeto do SEHLIPA foi criado e lançado no ano de 2011. A primeira edição do evento foi realizada no município do Guarujá (2012), o segundo Seminário aconteceu em Praia Grande (2013) e a terceira edição do evento foi em São Paulo, em abril de 2014.

O público-alvo do projeto é composto por profissionais, empresários e autoridades atuantes no setor de turismo. O objetivo do SEHLIPA é criar espaço para relacionamento corporativo e geração oportunidades de negócios.

Informações: www.sehlipa.com | http://sehlipa.blogspot.com

..:: Serviço ::..

Seminário de Hospitalidade | Santos 2015
Data: 25 de abril
Local: a definir
Hora: a definir

Realização: [RH em Hospitalidade] | www.rhemhospitalidade.com

Co-realização: Instituto Tecnológico de Eventos | www.intev.com.br


Organização: Novo Mundo: Relações Públicas | www.novomundorp.com

SEHLIPA | Santos 2015: organizadores anunciam data oficial do evento

Reunião entre organizadores do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista, realizada nessa sexta-feira (21), define data do evento: 25 de abril do próximo ano.

A tarde da última sexta-feira, 21 de novembro de 2014, marcou a definição da data oficial de realização da quarta edição do Seminário de Hospitalidade | Santos 201525 de abril.

Diferente das edições anteriores, a equipe do projeto escolheu realizar o SEHLIPA em um sábado em vista da demanda apresentada pelo público paulistano interessado em participar do Seminário. Dentro de pouco tempo os organizadores do evento anunciarão o local e a programação do SEHLIPA | Santos 2015.

O tema central, anteriormente apresentado ao mercado, será “Comunicação & Relações governamentais”. Os palestrantes e painelistas levarão a discussão tendências e propostas para o turismo regional.

A primeira palestra está confirmada! Aristides Faria, idealizador do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista, apresentará o case “Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista” (fanpage do projeto), projeto desenvolvido em 2014 pela [RH em Hospitalidade]. Os demais comunicadores serão anunciados em breve pela organização do evento.

Outro destaque fica por conta dos apoiadores já confirmados. A quarta edição do SEHLIPA tem o apoio institucional do Santos e Região Convention & Visitors Bureau (SRC&VB), do Observatório da Comunicação Institucional (OCI) e do Instituto Brasileiro de Inclusão Social no Turismo (IBISTur).

..:: Sobre o SEHLIPA ::..

O projeto do SEHLIPA foi criado e lançado no ano de 2011. A primeira edição do evento foi realizada no município do Guarujá (2012), o segundo Seminário aconteceu em Praia Grande (2013) e a terceira edição do evento foi em São Paulo, em abril de 2014.

O público-alvo do projeto é composto por profissionais, empresários e autoridades atuantes no setor de turismo. O objetivo do SEHLIPA é criar espaço para relacionamento corporativo e geração oportunidades de negócios.

Informações: www.sehlipa.com | http://sehlipa.blogspot.com

..:: Serviço ::..

Seminário de Hospitalidade | Santos 2015
Data: 25 de abril
Local: a definir
Hora: a definir

Realização: [RH em Hospitalidade] | www.rhemhospitalidade.com

Co-realização: Instituto Tecnológico de Eventos | www.intev.com.br


Organização: Novo Mundo: Relações Públicas | www.novomundorp.com

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

[RH] firma parceria com o OCI para o SEHLIPA | Santos 2015


[RH em Hospitalidade], empresa promotora do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA), recebe apoio do Observatório da Comunicação Institucional (OCI) a quarta edição do evento, que acontecerá em Santos (SP), em abril do próximo ano.

Comunicação & Relações governamentais”, este será o tema do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA) para o próximo ano.  A [RH em Hospitalidade], empresa promotora do evento, buscou a parceria do Observatório da Comunicação Institucional (OCI) para chancelar o tema central dessa edição do SEHLIPA.

Conforme o Professor Dr. Manoel Marcondes Neto, diretor-presidente do OCI,

Participar apoiando o SEHLIPA é uma forma de reforçar o papel das Relações Públicas no desenvolvimento de uma área coirmã: o Turismo. Eventos que desenvolvam este setor no Brasil são verdadeiras incubadoras de negócios, empregos, melhoria de vida e civilização em alta a partir de uma "indústria" não-poluente, amiga da Natureza, socialmente endereçada e que, em países mais desenvolvidos, constituem parcelas relevantes do PIB - um exemplo para o nosso país.

O diretor presidente do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista, Aristides Faria, observa que "o evento caminha para sua quarta edição, o que confirma a ação pioneira da [RH] em tratar o turismo e assuntos relacionados de modo politizado e fundamentado cientificamente”.

Essa parceria faz frente a diversas demandas do mercado nacional nas áreas de comunicação e turismo. Assim, a proximidade entre essas organizações tende a render frutos que vão além do SEHLIPA | Santos 2015.

Em relação ao evento do próximo ano, ainda nas palavras de Faria, “a parceria com uma instituição relevante e notória no campo da comunicação institucional se tornou natural”.

..:: Sobre o OCI ::..

O Observatório da Comunicação Institucional (OCI), criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação.


..:: Sobre o SEHLIPA ::..

O projeto do SEHLIPA foi criado e lançado no ano de 2011. A primeira edição do evento foi realizada no município do Guarujá (2012), o segundo Seminário aconteceu em Praia Grande (2013) e a terceira edição do evento foi em São Paulo, em abril de 2014.

O público-alvo do projeto é composto por profissionais, empresários e autoridades atuantes no setor de turismo. O objetivo do SEHLIPA é criar espaço para relacionamento corporativo e geração oportunidades de negócios.

Informações: www.sehlipa.com | http://sehlipa.blogspot.com

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Agenda Propositiva do Turismo é destaque na imprensa regional

Relevância, coerência, consistência, pertinência e solidez. Esses valores deram a Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista grande destaque na mídia especializada no setor e na imprensa regional.

Além das inserções nos portais Hôtelier NewsMercado e EventosJornal de Turismo e Boqueirão News, o projeto foi tema de entrevistas televisivas nos programas Painel Regional e Hora Geral, ambos da Santa Cecília TV sediada em Santos (SP).

Esses programas podem ser conferidos na íntegra a seguir:

Programa Painel Regional

Programa Hora Geral

Bloco 1


Bloco 2




Bloco 3


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Seminário marca apresentação dos resultados da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista em Itanhaém (SP)

Realizou-se no município de Itanhaém, litoral paulista, recebeu nos dias 7 e 8 de outubro, o Seminário Municipal de Turismo. O evento foi promovido por alunos do curso Técnico em Turismo Receptivo da Escola Técnica Estadual Adolpho Berezin.

Aristides Faria, idealizador e realizador da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista, apresentou os resultados do projeto, ato que encerrou a primeira etapa dessa ação. O projeto, que teve duração aproximada de 90 dias, foi um levantamento de informações e dados atualizados sobre o turismo regional.

Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista foi organizada em três fases concomitantes, sendo a primeira uma pesquisa de opinião pública junto a profissionais do turismo; a segunda uma rodada de visitas técnicas a atrativos turísticos administrados pelo poder público e postos de informações turísticas; e uma série de reuniões técnicas e temáticas também com profissionais do setor.

O objetivo final do projeto é propor ações governamentais para dinamizar o setor, para tanto os resultados fundamentarão um documento que será apresentado aos deputados estaduais eleitos pela região.

Tanto os resultados dessa primeira etapa do projeto quanto outras informações podem ser obtidas por meio da fanpage da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista no Facebook: www.facebook.com/agendapropositivadoturismo.


A seguir, você pode acessar os slides utilizados na apresentação da noite do último dia 8, em Itanhaém, além de algumas imagens do evento.



domingo, 5 de outubro de 2014

Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista: contra a inoperância e o descaso com o turismo regional

Caros colegas e amigos,

Durante os últimos 70 dias dediquei-me a realização da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista (Fanpage). Um projeto autônomo e apartidário, que, sim, foi motivado por contato com um candidato a deputado estadual.

Esse contato se desvirtuou e, naturalmente, enquanto empresa, segui com o plano e agora ao invés de propostas de governo para o turismo regional temos um dossiê do descaso inoperância na qual encontra-se o setor.

Ao final dessa primeira etapa, segmentada em três fases compostas por pesquisa de opinião pública, visitas técnicas e reuniões técnicas e temáticas, elaborei um documento que será apresentado aos deputados estaduais eleitos por nossa região.

Além disso, importa citar, que paralelamente criei uma petição pública e uma proposta de alteração da legislação estadual no que compete a nomeação dos “Delegados Regionais de Turismo”, de modo que possam ser estabelecidos critérios técnicos para a contratação desses profissionais.

Historicamente esse cargo tem sido ocupado por agentes políticos, que não parecem se ocupar de trabalho em prol do desenvolvimento do turismo regional. Lastimável. Com base em uma pesquisa de intenções de votos, fiz uma leitura das propostas de governo – quando existiam – dos três primeiros colocados na corrida pelos cargos de deputados estaduais e federais pela região. Resultado inócuo. Nenhum deles fala sobre o fomento ao setor.

Para amplificar ainda mais os resultados alcançados por esse projeto, determinei como tema central da quarta edição do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA) o seguinte tópico “Comunicação & Relações governamentais”. Desse modo, os resultados da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista serão levados a discussão ampla durante o evento, que acontecerá em Santos (SP), em abril de 2015.

Já enquanto desdobramento desse trabalho, informo que aproximei meus estudos de mestrado do tema. Esse projeto irá gerar frutos muito além do período eleitoral, que, no final das contas, é o mote de toda minha indignação com a inércia na qual se encontra nosso mercado nas cidades da Baixada Santista.

Espero, de algum modo, ter contribuído para mobilizar os profissionais do setor no sentido de agregar pessoas e ideias em torno de propostas efetivas para o fortalecimento dessa relevante atividade econômica.

Hoje, 5 de outubro, dia das eleições, temos a oportunidade (ou esperança) de mudar esse quadro!

Um forte abraço!

Sucesso sempre,


Aristides Faria

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

BondeBrincar, Centro Histórico de Santos (SP)!!


Localização


Estação do Valongo
Largo Marquês de Monte Alegre, 1 - Centro Histórico - Santos (Google Maps)
 
Durante o passeio no bonde, que estará especialmente decorado, histórias, brincadeiras e personagens infantis vão fazer a alegria dos pequenos, todos os domingos, até 12 de outubro (Dia das Crianças)

Horário: 14h às 17h

Valor: R$6 (inteira), R$3 (maiores de 60 e estudantes) e gratuito até 5 anos

Classificação: Livre

Obs.: Os passeios regulares com saída da Praça Mauá serão mantidos, das 11h às 17h

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista é tema de workshop em Santos (SP)

ETEC Aristóteles Ferreira (Centro Paula Souza), promoveu, em Santos (SP), a Semana do Turismo, evento alusivo ao Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Bacharel em Turismo, comemorado em 27 de setembro. A programação contou com a participação de Aristides Faria, Consultor e Palestrante da [RH em Hospitalidade].

Nessa ocasião, o palestrante apresentou o tema “Novos rumos para o turismo regional: o caso da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista”. Esse projeto está em pleno andamento, sendo que sua primeira etapa foi concluída a contento, antes do pleito eleitoral do próximo domingo (5).

Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista é um trabalho de mobilização de profissionais dos diversos segmentos do turismo no sentido de levantar informações e dados atualizados sobre esse mercado para subsidiar a ação governamental para o desenvolvimento do setor.

O projeto foi composto por três fases concomitantes, sendo a primeira uma pesquisa de opinião pública voltada a profissionais do turismo, a segunda uma rodada de visitas técnicas a atrativos turísticos dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (aqueles administrados pelo poder público) e a terceira uma série de reuniões técnicas e temáticas com profissionais da área.

..:: Confira os slides apresentados!!


Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista é tema de workshop em evento alusivo ao Dia Mundial do Turismo

UNIESP Faculdade de Diadema promoveu evento alusivo ao Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Bacharel em Turismo, comemorado em 27 de setembro. A programação contou com a participação de Aristides Faria, Consultor e Palestrante da [RH em Hospitalidade].

Nessa ocasião, o palestrante apresentou o tema “O Turismólogo no processo de planejamento turístico: o caso da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista”. Esse projeto está em pleno andamento, sendo que sua primeira etapa foi concluída a contento, antes do pleito eleitoral do próximo domingo (5).

Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista é um trabalho de mobilização de profissionais dos diversos segmentos do turismo no sentido de levantar informações e dados atualizados sobre esse mercado para subsidiar a ação governamental para o desenvolvimento do setor.

O projeto foi composto por três fases concomitantes, sendo a primeira uma pesquisa de opinião pública voltada a profissionais do turismo, a segunda uma rodada de visitas técnicas a atrativos turísticos dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (aqueles administrados pelo poder público) e a terceira uma série de reuniões técnicas e temáticas com profissionais da área.


Confira os slides utilizados nesse evento!!



E, a seguir, algumas imagens do evento!



Seminário de Hospitalidade é tema de apresentação científica no VI Congresso Latinoamericano de Investigação Turística

Univesidad Nacional del Comahue, sediada na cidade de Neuquén, localizada na Argentina, recebeu a sexta edição do Congresso Latinoamericano de Investigação Turística (CLAIT).  O evento, de extrema relevância acadêmica e científica para o turismo da região, teve o tema central “Construindo conhecimento em turismo: diferentes miradas sobre um campo complexo”.

O Congresso teve duração de três dias, com ampla programação em torno dos mais variados segmentos do turismo e áreas relacionadas. Durante o evento foram apresentados trabalhos de diversos países e pôsteres com cases de destinos turísticos, projetos e outra ações.

Entre outras quatro publicações, Aristides Faria, diretor presidente do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA) apresentou o case desse projeto, que caminha para sua quarta edição, que acontecerá em Santos (SP), em abril do próximo ano.

Os temas dessas publicações foram:

Relaciones de hospitalidad: reflexiones sobre el encuentro entre el visitante y el visitado, el espacio e y el tiempo en que ocurren estos diálogos.

Reflexiones sobre la conversión del potencial en producto turístico: análisis sobre la municipalidad de Cubatão, San Pablo, Brasil.

Análisis sobre el Programa de Revitalización y Desarrollo de la Región Central Histórica de Santos, San Pablo, Brasil (Alegra Centro).

Eventos y herramientas de comunicación social: análisis sobre la estrategia de promoción del Seminario de Hospitalidad de la costa paulista (San Pablo, Brasil).


Entrenamiento y desarrollo profesional para el atendimiento directo al público en el sector de servicios: análisis sobre una empresa de transporte terrestre de pasajeros (San Pablo, Brasil).

A seguir, algumas imagens do evento!!




 


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

“Comunicação & Relações governamentais” é o tema do SEHLIPA | Santos 2015

Tema central do IV Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista é oficialmente apresentado ao mercado nessa quinta-feira (18)

A [RH em Hospitalidade], empresa promotora do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista, divulga ao mercado o tema central das palestras da próxima edição do evento, que acontecerá em Santos, em abril do próximo ano.

A partir do mês de outubro a empresa iniciará a divulgação dos nomes dos palestrantes que irão compor a programação do Seminário. O idealizador e organizador do SEHLIPA, Aristides Faria, ministrará a palestra de abertura do evento apresentando o case da “Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista” (www.facebook.com/agendapropositivadoturismo).

Esse projeto é uma iniciativa autônoma e apartidária, que visa mobilizar profissionais do turismo atuantes na Região Metropolitana da Baixada Santista para discutir e apontar potenciais ações governamentais em prol do desenvolvimento do turismo regional.

O IV Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista é uma ação da [RH em Hospitalidade] e conta com a correalização do Instituto Tecnológico de Eventos (INTEV).

Mais informações podem ser obtidas por meio do website do evento www.sehlipa.com, no blog do Seminário http://sehlipa.blogspot.com ou pelo telefone (13) 3324-4076.

..:: [Realização] ::..

[RH em Hospitalidade] | www.rhemhospitalidade.com


Informações: (13) 3324-4076 | sehlipa@rhemhospitalidade.com

..:: [História] ::..

O projeto do SEHLIPA foi criado e lançado no ano de 2011. A primeira edição do evento foi realizada no município do Guarujá (2012), o segundo Seminário aconteceu em Praia Grande (2013) e a terceira edição do evento foi em São Paulo, em abril de 2014.

O público-alvo do projeto é composto por estudantes, profissionais e empresários do setor de serviços, que anualmente tem se reunido para discutir temas relacionados a administração de empresas e fazer networking, gerando oportunidades de negócios.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mapeamento do turismo na Baixada Santista busca participação popular


Fonte: Press Works / Assessoria

Iniciativa de professor conta com pesquisa de opinião pública e traz problemas e soluções da atividade na região

Às vésperas das eleições, Aristides Faria, consultor e professor de hotelaria, morador de Santos, decidiu diagnosticar as condições do turismo na Baixada Santista. A iniciativa, que também compreende as cidades de BertiogaCubatãoGuarujáItanhaémMongaguáPeruíbePraia Grande São Vicente, está mobilizando profissionais da área. O objetivo é apresentar uma Agenda Propositiva aos deputados eleitos, fundamentada em um raio X da atuação da administração pública do setor na região.

O projeto possui três frentes de atuação. A primeira é uma pesquisa de opinião pública online voltada a profissionais, empresários e estudantes do setor. Mais de 600 pessoas já participaram e a meta é chegar a 1000 até o dia 30/09. “Queremos ouvir quem está envolvido diariamente com o turismo, como guias, agentes de viagens e funcionários da hotelaria”, explica Faria, autor e coordenador da iniciativa. O levantamento está disponível pelo link http://goo.gl/Q9p3c5.

Juntamente com outros especialistas da área, Faria também realizou visitas técnicas a pontos turísticos e postos de informações da Baixada Santista, observando in loco as condições dos locais para recepcionar turistas. Alguns itens analisados são segurança, atendimento, custo, acessibilidade e manutenção. “A maior parte dos atrativos precisa de melhorias para receber o público”, comenta o professor.

Com o intuito de apontar possíveis soluções, ainda estão sendo feitas reuniões periódicas com profissionais do turismo. Os resultados finais do projeto serão publicados no dia 03/10, mas já se sabe, por exemplo, que segurança pública e falta de sinalização são dois dos principais problemas a serem solucionados pela administração pública local e regional. “Hoje em dia o turista não quer mais só praia e caipirinha. É preciso revitalizar e repensar monumentos, parques e atrativos turísticos em geral para movimentar o setor a nível regional, além de criar oportunidades de negócios”, conclui Faria.

..:: Sobre a Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista ::..

Projeto que pretende reunir informações e evidências atualizadas sobre a administração pública do turismo na região da Baixada Santista, propondo ações governamentais para dinamizar o setor. Possui três frentes de atuação: pesquisa de opinião pública, visitas técnicas a pontos turísticos e postos de informações e reuniões com profissionais da área. Será publicada no dia 03/10 e encaminhada a deputados eleitos. www.facebook.com/agendapropositivadoturismo. Telefone: (13) 3324-4076.

..:: Aristides Faria ::..

Especialista em gestão de projetos, consultor e professor na área de turismo, diretor-fundador da RH em Hospitalidade. Autor e coordenador da Agenda Propositiva do Turismo na Baixada Santista, a ser divulgada no dia 03/10 e encaminhada a deputados estaduais eleitos. www.rhemhospitalidade.com | aristidesfaria@rhemhospitalidade.com | Telefone: (13) 3324-4076.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Panorama eleitoral regional: candidatos da região não têm propostas para o turismo

Por: Aristides Faria

Hoje (05) tive a oportunidade de ler o resultado de uma pesquisa eleitoral regional realizada e publicada pelo jornal Boqueirão News. Os resultados, penso, estão dentro de um cenário esperado.

A pesquisa consultou 1218 eleitores residentes na Região Metropolitana da Baixada Santista. Entre os entrevistados, 52,6% são mulheres e 47,% são homens. Para acessar o conteúdo completo acesse: http://www.boqnews.com/edicao/pesquisa-eleitoral-regional-setembro-2014/.

Tomo a liberdade de compartilhar algumas considerações, mas adianto que não tenho grande conhecimento sobre os bastidores da política regional (custos, partidos, coligações, alianças, etc.), então são impressões bastante pessoais.

Entre os concorrentes a presidência da república, Marina Silva lidera com 35,2% das citações, seguida por Dilma, com 19,8%. Surpreende a grande margem de diferença entre as duas primeiras colocadas. Quando observado do desempenho de Aécio Neves, essa distância é ainda maior. O candidato tem 15,9%. Pasme! Os eleitores entrevistados que não sabem em quem votariam somam 16,8%.

Surpreende o fraco desempenho do candidato Aécio Neves e a larga margem que distancia Marina Silva dos demais concorrentes. A pesquisa sugere possíveis cenários para o segundo turno das eleições: Marina (48%) x Dilma (21,7%); Dilma (24,8%) x Aécio (31,9%); Marina (43,6%) x Aécio (20,95%). Volto a citar o desempenho medíocre do candidato do PSDB, o que conota fraqueza e desarticulação de suas bases eleitorais na região.

Na campanha a governador, há ainda menos novidades. Geraldo Alckmin – atual governador do estado de São Paulo – lidera com 33% das citações. Em segundo, Paulo Skaf tem 20,8%.

Em relação aos candidatos a deputados federais, me surpreendeu o fato de 71% dos eleitores afirmarem ainda não saber em quem votarão. Outro dado que impressiona são os votos brancos e nulos, que juntos somam 11,4%. Isto é, 82% dos eleitores consultados não são alcançados pelas campanhas dos candidatos, que parecem ter cada vez menos conteúdo a apresentar. Os três primeiros colocados, conforme essa pesquisa, são: Papa (3,6%), Bruno Covas (1,8%) e Paulinho Alfaiate (1,6%).

Entre os candidatos a deputados estaduais o ranking aponta que 72% dos entrevistados não sabem em quem votar e 11,8% votariam em branco ou anulariam seu voto. Caio França lidera com 4,1% das intenções de voto, seguido por Telma e Cassio Navarro, ambos com 2,1% das citações. Depois do quarto colocado (Fabião, com 1,4%), todos candidatos têm menos de 1% das citações.

Destaque para o desempenho pífio de políticos tradicionais da região e o imenso percentual de eleitores indecisos, que parecem desconhecer os candidatos e suas propostas ou bases – quando apresentam alguma.

Propostas de trabalho

Visitei o website dos três primeiros candidatos (conforme essa pesquisa) a deputados federais e estaduais para verificar as propostas de trabalho para o desenvolvimento do turismo. O foco de meu comentário não são realizações passadas, mas citações da palavra “turismo” em suas propostas de trabalho.

Os resultados foram os seguintes:

Deputados estaduais

João Paulo Papa

Website: http://www.joaopaulopapa.com.br/content/propostas

Sem propostas para o setor. O que mais se aproxima são as propostas - genéricas - para a cultura:

"Defender no Congresso Nacional legislação que fortaleça políticas culturais como instrumento de integração e desenvolvimento social; Estimular a valorização dos agentes culturais e de um calendário de eventos que promova a integração dos municípios da nossa região".

BrunoCovas

Website: http://brunocovas.com.br/conheca/#propostas

Sem propostas para o setor.

Paulinho Alfaiate

Website: http://paulinhoalfaiate7712.com.br/site/?page_id=19

O que mais se aproxima são as propostas - genéricas - para os transportes:

"Conclusão do VLT, túnel metropolitano entre o Marapé e Zona Noroeste e Túnel submerso Santos/Guarujá, novas ciclovias e respeito aos pedestres são ações importantes para a mobilidade urbana e assim evitar que usuários dos transportes coletivos e motoristas não percam tanto tempo parados no trânsito da baixada".

Deputados estaduais

Caio França

Website: http://www.caiofranca40640.com.br/

Sem quaisquer propostas. O website apresenta um punhado de notícias e uma agenda repleta de visitas a feiras e caminhadas.

Telma de Souza

Website: http://www.redetelma.com.br/propostas.asp

Sem propostas para o setor. O que mais se aproxima são as seguintes propostas:

Meio Ambiente e Sustentabilidade: "Lutar pela criação de parques; e Lutar pela proteção dos mananciais".

Cultura: "Construção de novos equipamentos de Cultura, seguindo exemplos de sucesso como a Casa das Rosas; Incentivar a identificação e potencialização dos espaços destinados à Cultura nas regiões metropolitanas, para estimular o seu uso e a criação artística; e Lutar pela criação de um programa de recuperação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado".

Desenvolvimento econômico com qualidade de vida: "Destinar recursos do Orçamento Estadual para infraestrutura portuária nos municípios de Ilhabela e Cananéia, com fins turísticos ambiental, objetivando a realização de escalas de transatlânticos".

Cássio Navarro

Website: http://cassio15777.com.br/

Sem quaisquer propostas. Há uma página sobre a atuação anterior do candidato como Vereador de Praia Grande (2001-2004) e Deputado Estadual, quando foi eleito suplente.

Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista


No mês de agosto formei uma equipe e elaborei uma estratégia de trabalho para elaborar a Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista. Uma ação autônoma e apartidária, que visa auxiliar os deputados eleitos a propor ações governamentais para o setor.

O projeto é composto por três frentes de trabalho concomitantes, sendo a primeira uma rodada de visitas técnicas a atrativos turísticos da Região Metropolitana da Baixada Santista, a segunda um pesquisa de opinião pública voltada a profissionais do setor e a terceira é uma série de reuniões técnicas com profissionais dos diversos setores que compõem a atividade turística.

O material resultante dessa ação está sendo compartilhado por meio da internet. Criei uma fanpage no Facebook para centralizar essa ação. Visite: www.facebook.com/agendapropositivadoturismo.

Espero, caro colega, lhe ajudar a refletir sobre a escolha de seus candidatos. Vivemos, atualmente, um completo estado de paralisia governamental em termos de ações relevantes para o desenvolvimento do turismo.

Não temos um ambiente de negócios competitivo para os empreendedores, tampouco incentivos para pesquisadores e docentes. Não temos planejamento estratégico regional da atividade, tampouco fomento a articulação e mobilização de profissionais do setor. Carecemos de profissionais qualificados atuando em cargos públicos e que tenham autonomia e poder de decisão e apoio institucional do governo para sustentar suas ações.

Vamos em frente! Desejo boa sorte aos candidatos, mas espero que possam em algum momento atentar para a elaboração de propostas de trabalho relevantes, tanto para o tradicional trinômio “saúde, educação e segurança” quanto para os setores da moda como “mobilidade” e “sustentabilidade” e para o não menos importante “turismo”.

Um forte abraço!

Sucesso sempre,


Aristides Faria

..:: [Identidade visual] ::: Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista ::..





A criação de uma logomarca que identifique o projeto é importante para auxiliar aos colaboradores e demais interessados a reconhecer as ações relacionadas a Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista.Os elementos inseridos nessa logomarca têm estreita relação com a questão do turismo no contexto da Região Metropolitana da Baixada Santista. Buscou-se proporcionar um design moderno, dinâmico, simples e objetivo.

A letra “i” é internacionalmente conhecida como desígnio de postos de informações turísticas – questão central e elementar para o desenvolvimento desse projeto. Complementarmente, o número “9” faz alusão aos nove municípios que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista, a saber Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Juntos, esses dois elementos compõem o termo “inove” que também intencionalmente remete a inovação e, mais especificamente, a práticas de turismo criativo, que foge, por sua vez, de práticas convencionais ou modelos formatados, adquiridos e impostos para as cidades da região.